Exportação
pode ser mais uma oportunidade de ampliação do seu negócio
Imagine a seguinte situação:
você está criando o planejamento da sua empresa para os próximos anos e percebe
que ela alcançou um nível de maturidade bastante satisfatório, com vendas
regulares, clientes satisfeitos e com boas perspectivas de crescimento. Eis que
nesse exato momento, você recebe uma ligação do seu sócio relatando uma nova
oportunidade em que a sua empresa poderá ter acesso às novidades e tendências
mundiais, buscar novas fontes de investimento, fechar novos negócios pelo dobro
ou até o triplo do preço, fortalecer-se frente à concorrência e reduzir riscos
do seu negócio. Interessante, não?
Todos esses benefícios
elencados anteriormente podem ser alcançados por meio da internacionalização da sua empresa!
Tá, mas, por onde começar?
Como qualquer atividade nova,
a palavra-chave aqui é preparação.
Por isso, queremos
compartilhar contigo 05 dicas
valiosas para que sua jornada em mercados internacionais possa render ótimos
frutos:
1. Tudo começa na empresa
O primeiro passo é conseguir
responder perguntas como: a sua empresa consegue atender as demandas dos
clientes atuais? Possui capacidade produtiva e operacional para arcar com novas
exigências e adaptações de produto ou embalagem? E sua organização financeira
está em dia para arcar com prováveis custos em moeda estrangeira como dólar e
euro? Existem profissionais com conhecimento de idiomas como inglês e espanhol?
Caso a resposta seja não para alguma dessas perguntas, atente-se, pois é
importante que a sua empresa consiga atender essas e outras demandas para
conseguir ter uma jornada sem sobressaltos no mercado internacional.
2. Analise seu mercado-alvo
Outra atividade importante em
relação à internacionalização envolve a avaliação do mercado e do público-alvo
do país de destino. Com isso, é possível evitar erros que possam levar à perda
de tempo e também reduz a possibilidade de investir recursos em um mercado que
não tenha potencial para seu produto/serviço.
Fatores como a aceitação de
novos produtos/serviços, a cultura local, o comportamento de consumo dos
clientes e o ambiente econômico, político e legal do mercado-alvo são alguns
aspectos que precisam ser estudados para que a empresa possa avaliar se o país
de destino é um mercado atrativo ou não.
3. Metas x ambiente externo
Traçar objetivos claros e
metas realistas é fundamental para que a empresa consiga ter foco no
cumprimento da estratégia de internacionalização. Porém, devido às diferenças
culturais, legais e tecnológicas, é provável que haja alguns ruídos e
contratempos ao longo do caminho. Portanto, é importante ser resiliente,
flexível e possuir habilidades de negociação para que a empresa não perca seu
rumo e consiga atingir seus objetivos e metas estabelecidos.
4. Use e abuse da tecnologia
O avanço tecnológico observado
principalmente a partir dos anos 2000 criou condições ainda mais favoráveis
para o comércio internacional, facilitando a vida das empresas que vendem seus
produtos e serviços em outros países. Independentemente do tipo de
produto ou serviço, investir em inovação e adotar novas tecnologia é essencial
para conseguir competir em mercados mais exigentes e ainda cria diferenciais
competitivos frente a seus concorrentes no mercado interno.
5. Marketing digital
Vender pela internet já não é
novidade para nenhuma empresa. Muitas micro e pequenas empresas já exploram
esse universo em plataformas brasileiras de vendas online, mas hesitam em utilizar
essa modalidade para acessar o mercado externo. Diversas plataformas oferecem a
possibilidade de vender produtos de empresas brasileiras, oferecendo inclusive
apoio logístico e suporte ao cliente no país de
Fonte: Sebrae
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