Institucional Consultoria Eletrônica

9 situações que podem levar o contribuinte a malha fina do IR 2022


Publicada em 26/03/2022 às 16:00h 

Confira os erros mais comuns que levam os contribuintes a cair na malha fina


Está aberto o prazo para declaração do Imposto de Renda de 2022. A notícia já deixou os contribuintes de prontidão para começar a se organizar e realizar a obrigação.


Contudo, os contribuintes precisam se atentar a possíveis erros que podem fazer com que você acabe caindo na tão temida malha fina.


É importante esclarecer que cair na malha fina não é a pior coisa do mundo, contudo, essa situação precisa ser muito bem avaliada, podendo fazer com que o contribuinte perca tempo e ainda arriscar a receber uma multa pelas inconsistências na declaração.


Sendo assim, é muito importante se atentar aos erros mais comuns que levam as pessoas a caírem na malha fina e assim garantir uma declaração segura, sem erros e sem possíveis prejuízos.




Mas afinal, o que significa cair na malha fina?


Quando o contribuinte faz a declaração do Imposto de Renda, uma série de informações são enviadas para a Receita Federal, essas informações têm como objetivo esclarecer tudo aquilo que foi recebido ao longo do ano e se terá ou não que pagar imposto sobre isso.


Porém, após receber as informações prestadas pelo contribuinte, a Receita faz uma conferência de dados para verificar se o que foi prestado está correto.


Assim, caso tenha alguma informação inconsistente, a Receita Federal vai deixar a sua declaração retida até que o contribuinte corrija essas informações, e essa retenção feita pela Receita é que significa cair na malha fina.




9 situações que podem levar à malha fina


Existem diversas situações que podem fazer com que o contribuinte cometa algum erro em sua declaração e acabe caindo na malha fina, dentre os mais comuns temos:


1.   Erros de digitação;


2.   Dados cadastrais errados ou desatualizados;


3.   Declarar dependentes em comum;


4.   Omissão de renda;


5.   Omissão de renda dos dependentes;


6.   Gastos com saúde;


7.   Variação patrimonial em desacordo com a renda;


8.   Omitir lucro com ações;


9.   Atualização do valor de imóvel sem comprovantes.



Com relação aos erros de digitação isso pode acontecer com qualquer um e acaba sendo o mais comum que leva o contribuinte à malha fina.


No entanto, precisamos deixar claro que trocar uma letra no nome não é um problema a se considerar, mas errar números como de CPF e CNPJ, ou ainda deixar de preencher algum rendimento, ou preencher errado pode sim, causar grandes problemas ao contribuinte.







Fonte: Jornal Contábil







Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050