Institucional Consultoria Eletrônica

Doenças dão direito a aposentadoria


Publicada em 18/03/2022 às 16:00h 

Existem regras e particularidades que rodeiam a aposentadoria por invalidez e suas doenças


Muitas pessoas acreditam no mito de que somente determinadas doenças podem garantir a concessão da aposentadoria paga pelo INSS. No entanto, é necessário compreender pontos muito importantes quanto ao benefício de modo a se beneficiar da informação correta quanto a garantia dos seus direitos.




Doenças que dão direito a aposentadoria


A aposentadoria por invalidez que após a Reforma da Previdência mudou de nome para Benefício por Incapacidade Permanente, como seu próprio nome diz, é destinada aos segurados que estejam permanentemente incapazes de trabalhar.


Indo direto ao ponto, não existem doenças pré-definidas que garantem ou não a aposentadoria por invalidez, isso porque a exigência necessária é literalmente a incapacidade do trabalhador por uma doença ao qual foi acometido.


Tendo isso claro, saiba que qualquer tipo de enfermidade ou acidente que torne o trabalhador incapaz para exercer seu trabalho e demais funções, de maneira permanente, pode garantir o acesso à aposentadoria.


Sendo assim, para garantir o acesso à aposentadoria devido à incapacidade por doença, o trabalhador precisa se encaixar nos seguintes requisitos:


·  Ter a qualidade de segurado (estar contribuindo ao INSS ou estar no período de graça);


·  Estar no período de carência de 12 meses para a concessão da aposentadoria (ou seja, ter contribuído por pelo menos 12 meses seguidos ao INSS);


·  Estar incapaz total e permanentemente para o trabalho (sendo necessário exame médico-pericial no INSS ou perícia judicial se o benefício é discutido no Poder Judiciário).



Doenças que isentam de carência


Não podemos deixar de falar sobre um ponto que costuma gerar dúvidas aos trabalhadores e segurados, pois, sim, existe uma lista de doenças que são consideradas importantes para a aposentadoria por invalidez.


Mesmo que qualquer doença incapacitante possa dar o direito à aposentadoria por invalidez, existe um rol de doenças que são consideradas graves e isentam a exigência de carência para a concessão do benefício.


Essas doenças estão determinadas na Portaria Interministerial MPAS/MS n.º 2.998 de 2001, e caso você seja acometido por uma destas doenças e teve o benefício negado pelo INSS, o segurado tem todo o direito de recorrer na justiça. Confira:


·  alienação mental;


·  cardiopatia grave;


·  cegueira bilateral;


·  contaminação por radiação, baseada em conclusão médica especializada;


·  doença de Parkinson;


·  espondiloartrose anquilosante;


·  estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);


·  hanseníase;


·  hepatopatia grave;


·  nefropatia grave;


·  neoplasia maligna (câncer);


·  paralisia incapacitante e irreversível;


·  síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS);


·  tuberculose ativa.


É importante lembrar ainda que as informações acerca das doenças também possuem a mesma vigência no caso de uma doença ou acidente que deixe o trabalhador temporariamente incapaz de trabalhar podendo garantir assim a concessão do auxílio-doença.


Sendo assim, para ter direito ao auxílio-doença são necessários os mesmos três requisitos da aposentadoria por invalidez, sendo eles:


·  Carência (tempo mínimo pagando o INSS para ter direito a pedir Auxílio-Doença);


·  Qualidade de segurado (período em que você tem direito a pedir o Auxílio-doença);


·  Incapacidade laboral (não poder trabalhar na sua função).









Fonte: Jornal Contábil







Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050