Institucional Consultoria Eletrônica

Aniversário de 250 anos de Porto Alegre


Publicada em 15/03/2022 às 10:00h 

Todos os anos, no mês de março, Porto Alegre fica ainda mais alegre. Pois, no dia 26 de março, é comemorado o aniversário da cidade. O aniversário da Capital dos gaúchos e de muitos outros tantos que resolveram escolher esta cidade para morar, trabalhar, casar, ter filhos, empreender... 



Falando em casais, um dos primeiros nomes da, hoje cidade, foi Porto dos Casais, por ter recebido 60 casais açorianos que, inicialmente, iriam ocupar a área hoje conhecida como Morro Santana. Mas devido às dificuldades para conseguir água naquele lugar, foram se transferindo para mais próximo às margens do Lago Guaíba, onde estava o Porto. Por terem muitos casais ali, deu-se o nome de Porto dos Casais. E, com muitos casais e junto a movimentação do Porto, observou-se um ambiente muito alegre. Por isso, mais tarde o nome da cidade passou a ser Porto Alegre (próximo ao porto havia uma comunidade muito alegre). 



Neste diapasão dos casais açorianos, também observa-se que desde o início a cidade teve forte vocação para receber bem as pessoas vindas de outros lugares. Boa parte dos habitantes de Porto Alegre, com mais de 50 anos de idade, tem suas origens no interior do estado ou de outras regiões do Brasil e, até, dos vizinhos países Uruguai e Argentina. 



Se por um lado estamos "numa ponta do Brasil", longe do grande eixo Rio-São Paulo, por outro lado somos os mais próximos da Argentina e do Uruguai. Temos que aprender a "fazer desse limão uma limonada". Tirar o melhor proveito da nossa localização geográfica, do nosso clima (temos as quatro estações bem definidas), dos nossos recursos naturais, da nossa cultura, da nossa história. Enfim, fazer uma Porto Alegre melhor. Uma Porto Alegre mais próspera.

 







Marcone Hahan de Souza.

Contador e Administrador. Professor Universitário. Sócio da M&M Assessoria Contábil.





Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050