Institucional Consultoria Eletrônica

Motivo de desligamento do empregado doméstico não é mais anotado na Carteira de Trabalho


Publicada em 14/06/2022 às 08:00h 

Portaria do Ministério do Trabalho altera pontos da legislação



Uma portaria publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (06/06/2022) alterou alguns pontos da legislação trabalhista. Entre as mudanças mais relevantes está a retirada da obrigação de informar na Carteira de Trabalho o motivo de desligamento do trabalhador.



A Portaria nº 1.486 altera a portaria anterior (Portaria nº 671/2021), que regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho.


"As modificações visam aperfeiçoar diferentes aspectos da legislação infralegal, como: regras para os fabricantes de dispositivos de controle de ponto, adequação da gestão de dados do Ministério à LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais], e melhorar o atendimento às entidades sindicais", informou, à Agência Brasil, o ministério.




Discriminação


Há, ainda segundo a pasta, também a preocupação em "evitar discriminação ao empregado" nas justificativas lançadas como motivo para desligamento na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).


A portaria prevê que "para o trabalhador, há apenas uma mudança de procedimento a ser cumprido pelo empregador, para que o motivo de desligamento não seja registrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social física.




Fonte: Agência Brasil/Fenacon, com edição do texto pela M&M Empregada Doméstica





A M&M Assessoria Contábil dispõe de uma área especializada para atendimento à empregadores domésticos de todo o Brasil. Saiba mais em www.domestica.mmcontabilidade.com.br

Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos nas áreas tributária, trabalhista e previdenciária relativa aos Empregados Domésticos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Empregados Domésticos: Boletim Eletrônico Informativo, sobre clicando no link a seguir: https://domestica.mmcontabilidade.com.br/?inscbol=1 e assim você acompanhará as nossas atualizações em primeira mão!    








Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050