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TikTok para pequenos negócios: veja dicas para aumentar as vendas com a rede social


Publicada em 22/06/2022 às 16:00h 

Plataforma vai muito além das dancinhas que viralizam na internet e pode gerar oportunidade de vendas e novos clientes para empresa.



Vídeos rápidos, que viralizam mais rápido ainda, com danças e dublagens engraçadas fazem sucesso no TikTok. E, como em todas as redes sociais, o entretenimento também abre espaço para anúncios e negócios.



Pesquisa realizada pela Nielsen em 2021, a pedido do próprio TikTok, revelou dados que mostram a relevância da plataforma para pequenos empresários:



73% dos usuários acham que a publicidade no 
TikTok é única e diferente;



76% estão abertos a anúncios sobre novos produtos;



67% dizem que não se importam com os anúncios se eles forem divertidos;



72% participariam de uma tendência/hashtag iniciada por uma marca.



"O TikTok tem o potencial viralizável muito grande. Qualquer conteúdo consegue ter uma boa entrega e ser visualizado por muitas pessoas", explica Maurecy Moura, especialista em vendas pelas redes sociais.



Desde abril, o TikTok permite a integração com algumas plataformas de e-commerce, ao WhatsApp Business e disponibiliza formas de pagamento por cartão de crédito, boleto e PIX.



"Oferecemos inúmeras ferramentas criativas e de desempenho projetadas especialmente para que as PMEs possam criar e publicar anúncios e campanhas, por meio do '
TikTok Ads Manager'. Essas ferramentas fazem parte do 'TikTok For Business', que também é utilizado por grandes empresas", afirma Gabriela Comazzetto, head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina.



Para Maurecy, essas facilidades fazem a plataforma ser muito propícia para vendas. Além disso, os vídeos criam um desejo de consumo quase que imediato a partir da demonstração de usabilidade ou apenas ostentação.



"O que ganha a atenção do público é um conteúdo explicativo, rápido e objetivo. Que tenha apelo estético, mas demonstra praticidade e utilidade no dia a dia", aponta o especialista.



Conversão de vendas



É exatamente o que faz Sabrina Nunes, dona do e-commerce Francisca Joias. Ela diz que, com uma estratégia bem definida, consegue converter mais de mil vendas por mês através do TikTok.



"É a rede que mais entrega o seu conteúdo para os usuários, mesmo os que ainda não te seguem, então é uma oportunidade única de atingir potenciais compradores que talvez não te conheçam no 
Instagram ou nunca tenham visitado o seu site", explica a empresária.



A loja virtual de Sabrina faturou R$ 12 milhões em 2021, e parte do sucesso é a boa relação com todas as redes sociais. Segundo ela, é importante estar presente em todas as plataformas para atrair públicos diferentes. Ela conta com uma funcionária que cuida exclusivamente da produção de conteúdo para o TikTok, onde tem quase 74 mil seguidores.



"TikTok não é só dancinha. Empreendedor que não usa tá perdendo oportunidade", diz Sabrina.



Entre as ações da loja de Sabrina, estão lives de vendas, vídeos de produtos (com e sem dancinha), parcerias com influenciadores e bastidores das lojas, como no post abaixo, onde mostra como é feita a seleção e embalagem de uma compra.



De influenciadores a empresários: criadores de conteúdo abrem suas próprias empresas para depender menos das redes sociais



Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da Câmara Brasileira da Economia Digital, concorda que todas as redes sociais têm um papel importante para quem vende online.



"O empreendedor precisa entender se a sua persona, o consumidor alvo, consome o conteúdo e em qual rede, se ela é relevante ou não para o perfil do seu consumidor", explica Renata.



O especialista Maurecy dá algumas dicas para usar o 
TikTok e atrair mais clientes e vendas:




1- Pense no seu público-alvo



Conte uma história para chamar a atenção do seu público e defina para quem você quer falar. Com isso, o algoritmo do TikTok, que usa os interesses dos usuários como guia por meio das curtidas e comentários, estará melhor calibrado para direcionar seu conteúdo ao público mais propício a consumir seu produto ou serviço.




2- Invista em conteúdo criativo



Aposte em vídeos mostrando como se usa um produto ou serviço. Por exemplo, mostre como funciona um utensílio doméstico ou como aquela peça de roupa cai bem em determinado formato de corpo. Os vídeos narrados têm ganhado uma forte preferência do público.




3- Mostre preços e valores



Não esconda o preço, porque quanto mais transparente seu conteúdo for, mais chances de ser direcionado ao público correto. Afinal, para todo produto há um comprador.




4- Mostre os bastidores e novidades



De que forma você monta uma caixa que será entregue pelo correio para o comprador? Como foi o encontro com um cliente no dia anterior? Chegou um novo produto ou você está desenvolvendo um novo serviço? Mostre tudo isso por meio de vídeos. Isso faz com que os seguidores se sintam parte do seu negócio.




5- Aprenda a editar vídeos



Se a plataforma é rica em vídeos e você pode usar até 3 minutos para expor seus produtos de forma criativa, você precisa fazer isso da melhor forma possível. Aprenda como "cortar" os vídeos, incluir músicas e fazer transições com tutoriais no YouTube e também aplicativos gratuitos. Isso fará com que seu conteúdo se destaque pela credibilidade e qualidade.





6- Invista nas lives



Com a Live Shopping é possível disponibilizar links de vendas durante transmissões ao vivo na plataforma. Para ser bem utilizado, é importante que o empreendedor tenha um e-commerce ou direcione para o fechamento da venda no WhatsApp.



O recurso de lives no TikTok é limitado a usuários com mais de mil seguidores e que tenham pelo menos 16 anos. O diferencial da ferramenta é que não apenas os seus seguidores podem participar. Como ele aparece na opção "For You", outras pessoas podem acessar.







Fonte: G1 Globo






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