Pequenos
negócios com modelo definido e explorados sob licenciamento exigem baixo
investimento e ganham espaço no país
Em tempos de inflação alta, o investimento
em uma microfranquia pode ser uma boa alternativa para complementar a renda.
Muitas desses empreendimentos não exigem dedicação em tempo integral, permitem
o trabalho remoto, e o empreendedor pode conciliar a gestão do negócio com os
afazeres do atual emprego ou de outro negócio que comande. Além disso, podem
ser acessíveis a partir de R$ 2 mil.
Modelo de franquia com baixo investimento,
a microfranquia tem ganhado cada vez mais espaço, seja em redes puras - que
operam apenas com investimentos menores -, seja em redes mistas - com mais de
um modelo, como franquias e microfranquias.
Para ser considerado microfranquia, o
investimento inicial no negócio deve ser de, no máximo, R$ 105 mil.
Levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que o modelo
passou de 28,9% de participação no mercado de franquias, em 2020, para 36,9% em
2022.
Segundo a associação, o crescimento se deu
por dois motivos: a elevação do teto do que se considera microfranquia no ano
passado - antes, o investimento deveria ser de até R$ 90 mil - e o
desenvolvimento de modelos mais compactos pelas redes, que passaram a investir
em franquias virtuais e nos chamados negócios home-based - sistema em que,
diferentemente do home office, o franqueado trabalha em casa, mas com a
possibilidade de ter que sair para cuidar do negócio.
"Os modelos sem ponto físico de venda
já vinham ganhando espaço no franchising, mas a pandemia deu um impulso ainda
maior a eles, com destaque para o home-based, que diminui muito o investimento
inicial e proporciona melhor integração com a vida pessoal do franqueado",
explica a diretora de Microfranquias da ABF, Adriana Auriemo. "Nessa área,
observamos muitas franquias de representação comercial e de prestação de serviços,
inclusive digitais", afirma.
Segundo a educadora financeira Aline
Soaper, ao fazer um investimento em franquia, é muito importante que a pessoa
estude, com antecedência, o modelo de negócio para saber se vai se adaptar a
ele. Ela observa que, apesar de comprar um modelo pronto, o franqueado
precisará tocar o negócio no dia a dia. "Então, o candidato deve ter boa
identificação com a área, para não assumir compromissos e, depois, não ter como
tocar o empreendimento" , alerta.
"O segundo ponto é saber se realmente
tem a reserva suficiente para fazer o investimento na compra da franquia e para
tocar a operação nos primeiros meses. Negócios costumam demorar um certo tempo
para trazer retorno financeiro, então, é importante ter capital de giro",
explica Soaper. Para a educadora financeira, é preciso colocar tudo na ponta do
lápis. "E é importante consultar a franqueadora para saber quais custos
terão que ser cobertos nos primeiros meses, além da taxa da franquia",
pontua.

franquias(foto:
pacifico)
Como começar
Segundo Soaper, se a pessoa recebe R$ 4.000
e quer uma franquia de R$ 3.000, por exemplo, mas não possui dinheiro guardado,
o ideal é se associar a outra pessoa para dividir o investimento e não ficar
"no limite". "Começar um negócio sem dinheiro em caixa é muito
arriscado", afirma. "Antes de investir, é importante estudar o
modelo, pesquisar sobre a franqueadora, conversar com outras pessoas que já
tenham comprado a franquia, entender as dificuldades do negócio", elenca.
A educadora financeira faz, ainda, outro
aleta: "É importante saber que, ao comprar uma franquia, você não é só um
investidor, mas um empreendedor que deve tocar o negócio. Então, a análise deve
ser não só financeira, mas avaliar também sua capacidade como
empreendedor".
Serviços e alimentação lideram lista de
opções
Os segmentos que concentram o maior número
de microfranquias são o de serviços e outros negócios (27,4%); o de alimentação
(16,2%); e o de saúde, beleza e bem-estar (15,5%). A Associação Brasileira de
Franchising (ABF) divulgou uma lista com as 10 maiores microfranquias por
número de unidades.
A rede Pit Stop Skol manteve a liderança no
levantamento, com 1.880 unidades em operação, seguida pela Prudential, com
1.646 unidades.
A Prudential é a maior seguradora
independente no segmento de pessoas, com cerca de 25% de market share, e tem
uma carteira de mais de 3,1 milhões de vidas. Com cerca de 1,6 mil corretoras
franqueadas em operação no país, a projeção da companhia para os próximos cinco
anos é alcançar mais de três mil. O investimento inicial é a partir de R$ 45
mil, sendo R$ 30 mil para a taxa inicial da microfranquia e R$ 15 mil para
emergências.
Retorno
Em comparação com outros modelos, as
microfranquias apresentam prazo de retorno menor, que varia de sete a 16 meses,
além de investimento que gira entre R$ 43 mil e R$ 55 mil.
Existem microfranquias de todos os tipos. A
Omie, da área de tecnologia, comercializa softwares de gestão. Ela conta com um
modelo home-based pensado para atuar em cidades menores, com investimento
inicial de R$ 14 mil e faturamento médio anual de R$ 180 mil. O modelo é
bastante acessível, com investimento menor, mais enxuto e flexível, já que os
franqueados podem trabalhar remotamente e não precisam necessariamente montar
equipes, além do retorno financeiro mais rápido.
A Happy é a maior hub (empresa integradora)
de Educação no Brasil. A metodologia é diferenciada, com aulas para crianças e
adolescentes, com programação de educação financeira, oratória e tecnológica. A
Happy já conta com 58 unidades, inclusive na Europa. A Smart possui taxa de
franquia de R$ 59 mil e exige investimento inicial de R$ 176 mil, com
faturamento médio estimado de R$ 60 mil na fase madura do empreendimento.
Já a UpVet, é uma farmácia de manipulação
no segmento Pet. A rede atingiu um faturamento de R$ 22 milhões, em 2021. A
marca possui dois modelos de franquia: a de Farmácia e a UpVet Store (modelo
itinerante que pode ser deslocada de um lugar para outro, como um quiosque de
shopping. A partir de R$ 70 mil, o investidor pode começar um negócio com
modelo estilo nômade. A UpVet possui 32 unidades espalhadas pelo Brasil, e tem
o know how em manipulação veterinária nos setores alopático e homeopático com
cinco segmentos bem definidos (cães, gatos, aves, cavalos e zoo).
Há também microfranquias com investimentos
baixíssimos, como a ConstruConnect, que é uma rede de tecnologia que permite
mapear obras futuras ou em andamento, e enviar informações para fornecedores de
materiais de construção civil que queiram vender seus produtos. O investimento
inicial é a partir de R$ 2 mil. O valor inclui taxa de franquia e capital de
giro. O retorno do investimento é estimado em até três meses.

PRI-0101-INVESTIMENTO.jpgFoto:
Maurenilson Freire
Fonte: Correio Brasiliense.