Quando se faz o que gosta não percebe o tempo passar.
A maioria dos clientes da M&M Assessoria Contábil, assim
como muitos pequenos empresários do bairro Sarandi, em Porto Alegre, conhecem a
história desta assessoria contábil. Mas, para aqueles que ainda não a conhecem,
a seguir apresenta-se um breve relato.
Tudo iniciou na década de 1980, no prédio da Av. Assis Brasil,
6656/1º andar, onde na época funcionava o Escritório Contábil Sarandi, de
propriedade do Contabilista Alceu Osvaldo Schaffer. Nesse escritório, os então
estudantes de contabilidade Mauro Boaro e Marcone Hahan de Souza, trabalhavam
desde 1981 e 1985, respectivamente.
Contando com o conhecimento adquirido nos bancos escolares e com
a experiência prática, no dia 10/07/89, portanto há 33 anos, nascia a M&M
Assessoria Contábil, em uma pequena sala (aproximadamente 25m²) na Av. Assis
Brasil, 6724, em Porto Alegre, na época contando com o trabalho apenas de seus
dois sócios, ainda bem jovens, ambos com 23 anos de idade. Era uma nova
assessoria de contabilidade que abria as suas portas para atender a comunidade
empresarial.
Graças a Deus, o crescimento veio. Já em seguida precisou
aumentar o espaço físico, locando outras salas no mesmo prédio. Em JUN/92, um
grande sonho se realizava. A M&M passou a utilizar a sua sede própria. Que
satisfação!
Em 2000, a M&M mudou para a sede atual, na Av. Assis Brasil,
6656/1º andar, bairro Sarandi, em Porto Alegre. Ou seja, o mesmo local onde na
década de 1980 os sócios da M&M haviam trabalhado como empregados. Uma parceria
com o "ex-patrão" tornou possível a utilização de um local mais amplo
(inicialmente utilizando 250m²) e com maior visibilidade no mercado. Em 2003,
foi acrescido 120m² e, em MAI/2009, passou-se a utilizar mais uma área,
totalizando 500m² a atual sede da M&M.
A M&M possuí, também, desde 1996, um programa de cursos e
palestras, que durante a pandemia teve que ser repensado quanto as palestras
presenciais. O site www.MMcontabilidade.com.br entrou
no ar em 1999. A M&M disponibiliza uma newsletter, com informações das
áreas tributária, trabalhista, contábil e societária, assim como abordando
outros temas de interesse dos micros e pequenos empresários, enviada para
milhares de empresas, também sem interrupções, desde 2001. Neste período já
foram publicadas mais de 20 mil matérias. Desde 1998 a M&M oferece
consultoria jurídica gratuita aos seus clientes.
Objetivando sempre pela melhoria da qualidade dos seus serviços,
a M&M mantém o Programa de Qualidade M&M XXI. Em 2010 foi implantado o
M&M Virtual, um sistema para envio e recebimento de documentos, de forma
eletrônica, diminuindo, significativamente, a necessidade do transporte físico
de documentação. Em 2011, a Safeweb passou a disponibilizar a Certificação
Digital para clientes da M&M e para a comunidade empresarial. Em 2012
investiu-se mais na infraestrutura, instalando um gerador de grande porte
(27KVA) para atender nas situações de quedas ou faltas de energia elétrica.
Ainda, em 2012 e em 2014, a M&M foi homenageada pelo SESCON/RS (Sindicato
das Empresas de Serviços Contábeis do RS) como uma das dez assessorias de
contabilidade do Rio Grande do Sul que mais treina a sua equipe; em 2013,
também, investiu na reformulação da recepção, bem como melhorou o espaço de
convivência dos seus colaboradores, com a colocação de churrasqueira e ar
condicionado. Em 2014 a M&M tornou-se parceira do Colégio e Faculdade São
Judas Tadeu onde os clientes da M&M, compreendendo seus sócios e
colaboradores, bem como seus dependentes, tem descontos que abrangem a educação
infantil, fundamental, ensino médio, faculdade e pós-graduação. A partir de
2016, através de parceria com a Omie, a M&M disponibiliza um sistema de
emissão de notas fiscais eletrônicas de vendas e de serviços, assim como de
gestão financeira, com custos e benefícios diferenciados para os clientes
M&M, sendo gratuito para clientes de pequeníssimo porte. Em 2020,
acompanhando a tendência do mercado contábil, a M&M ingressou na
contabilidade digital, onde rompeu as barreiras geográficas da Grande Porto
Alegre e passou a atender clientes de todo o Brasil. Inicialmente, o
atendimento a distância se dá as Igrejas e demais organizações religiosas de
todo o país, área que a M&M tem experiência há mais de 30 anos. Em 2021,
com o lançamento do site www.MMprofissionaisLIBERAIS.com.br,
a M&M passou a oferecer serviços de atendimento contábil/tributário a
Profissionais Liberais de todo o país. Em 2022, com o lançamento do site www.MMempregadaDOMESTICA.com.br,
a M&M passou a oferecer serviços de atendimento trabalhista a Empregadores
Domésticos de todo o Brasil. Em 2021 a M&M, através de um Comitê
específico, fortaleceu o processo de implantação de políticas quanto a
segurança e proteção de dados, atendendo as disposições da LGPD. Embora
estejamos vivendo um período de pandemia, com grandes reflexos de crises nos
pequenos negócios, a M&M tem procurado se adequar ao novo momento e tem se
mantido no mercado, procurando cumprir com as suas obrigações, quer com o
fisco, com clientes, com colaboradores e com os fornecedores.
Hoje, a M&M conta com mais de 40 profissionais trabalhando
para os seus clientes, utilizando-se das facilidades trazidas pela
informatização, e buscando sempre a inovação.
E, assim, a história da M&M chega aos nossos dias. Não é o
final. Como um organismo vivo, a M&M, certamente, continuará buscando o
aperfeiçoamento de seus processos e com a graça de Deus, muito trabalho e
seriedade, escreverá muitas páginas na história da prestação de serviços
contábeis.
Por fim, os sócios da M&M aproveitam para agradecer a todos:
aos clientes, obrigado pela confiança (alguns estão desde o início da M&M);
colaboradores, obrigado pela compreensão (muitos cresceram profissionalmente na
M&M); aos fornecedores, obrigado pelo crédito; e a todos, que de uma forma
ou outra nos ajudaram a fazer da M&M o que é hoje. Muito obrigado!
Marcone Hahan de Souza
Contador e Administrador.
Professor Universitário. Sócio da M&M Assessoria
Contábil.