Você
sabia que a digitalização das empresas vai muito além da presença na
internet? Pois é, mais do que estar presente em sites e redes sociais, a
digitalização diz respeito a como utilizar os benefícios da
tecnologia
para potencializar um negócio.
Provavelmente,
você deve ter ouvido falar sobre a aceleração do processo de transformação
digital causada pela pandemia da covid-19. Isso porque as empresas
precisaram buscar formas de alcançar o público e continuar vendendo, mesmo
com as medidas restritivas.
Para se adequarem ao novo cenário, as empresas
passaram a adotar soluções digitais em suas rotinas. Um estudo elaborado pelo The Economist Intelligence Unit a
pedido da Microsoft revelou em quais tecnologias as empresas mais investiram
durante a pandemia:
·
soluções de dados
, softwares e serviços acessíveis
por meio da internet.
·
ferramentas inteligentes (IA
), como
sistemas de gestão e chatbots.
·
ferramentas de machine learning
(que
conseguem interpretar dados e aprender com eles, como as recomendações de
filmes da Netflix, por exemplo).
·
em Internet das Coisas
(dispositivos conectados à
internet).
Como podemos ver nos
dados acima, o processo de digitalização se instaurou com muita força em todo o
mercado mundial e a tendência é que o futuro seja cada vez mais digital.
Veja o passo a passo que preparamos para você
iniciar a digitalização no seu negócio!
Passo
1 - Planejar
Investigue,
dentro de seu negócio, quais processos podem se beneficiar com a
digitalização. Depois, busque fornecedores para implementar as soluções
desejadas, mapeando os custos. Inicialmente, pode não haver orçamento para
tudo, então, comece pelos mais acessíveis ou por aqueles que possuem
versão
gratuita para teste.
Passo
2 - Implementar
Com
as soluções contratadas, agora é preciso treinar os funcionários para
colocar tudo na prática. Dependendo da solução, os clientes também
precisam aprender a utilizá-la. Essa etapa pode levar um tempo, visto que muita
coisa pode ser novidade tanto para os funcionários quanto para os consumidores.
Passo
3 - Acompanhar
Depois
de tudo implementado, o empreendedor deve acompanhar o processo, para
garantir que tudo ocorra conforme planejado e descobrir os pontos que precisam
de melhorias. Também é interessante ouvir o que colaboradores e clientes
têm a dizer a respeito das novidades. Busque, ainda, implementar m étricas que
mostrem a evolução dos resultados, como as de produtividade, qualidade e
desempenho.
Passo
4 - Adaptar
Com
os primeiros resultados em mãos, já é possível distinguir o que deu certo e o
que não deu. Não tenha medo de descartar aquilo que não funcionou: cada
empresa possui suas peculiaridades, e o que funciona para uma pode não fornecer
o mesmo resultado para outra. Busque descobrir como melhorar também aquilo
que funcionou . Tenha em mente que pequenos ajustes podem garantir
melhores resultados.
Fonte:
Sebrae, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil
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