Institucional Consultoria Eletrônica

Métricas nas Redes Sociais


Publicada em 18/09/2022 às 10:00h 

Tão importante quanto ter uma página da empresa nas redes sociais e ter publicações adequadas para cada uma delas, é entender de que maneira esse conteúdo está sendo recebido pelos clientes.



As métricas são medidores dessa audiência e entendê-las é crucial para a permanência e sucesso nesse ambiente.




CERTO, MAS O QUE SÃO MÉTRICAS DE REDES SOCIAIS?

 


As redes sociais, principalmente quando utilizadas no contexto de empresas, oferecem um conjunto de números que permitem visualizar de que maneira os conteúdos estão sendo recebidos. Quando esses números são vistos de maneira aleatória e sem oferecer nenhuma explicação, eles são chamados de dados.


As métricas, por outro lado, podem ser entendidas como a correlação entre diferentes dados que possibilitam entender a performance de um determinado processo, como publicações em redes sociais, 
por exemplo.

 


Considerando que há uma infinidade de métricas para serem levadas em conta, é importante escolhê-las de acordo com o que a empresa deseja saber. 




E POR QUE É IMPORTANTE ACOMPANHAR ESSAS MÉTRICAS?  

 

O acompanhamento das métricas permite uma maior capacidade de mensuração do desempenho de um processo e elaborar estratégias mais assertivas. Esse acompanhamento deve ser feito de maneira diária  e levar em consideração a distinção dos conteúdos.

 


Aqui vai uma dica: Um relatório que contenha análises diárias, semanais e mensais permite traçar novas estratégias que têm mais chances de sucesso, pois serão baseadas em visões de diferentes períodos.



Pensando em ajudar você com esse monitoramento, criamos um material com as principais métricas para você ficar de olho no seu negócio.

 



Vamos a elas?  


ALCANCE




O alcance é sobre quantas pessoas estão visualizando cada postagem. Esse número pode variar significativamente dependendo se as visualizações forem orgânicas ou impulsionadas:



-alcance orgânico: se refere a pessoas que possivelmente seguem a página da empresa e têm interesse nas postagens.



-postagem impulsionada (paga): se refere ao alcance de uma postagem que teve o investimento para alcançar pessoas além dos seguidores.



O alcance também permite entender conteúdos que chegaram a pessoas que não se interessam por eles 
e, por isso mesmo, são marcados como "spam" ou como "não tenho interesse".

 


Algumas redes, como o Facebook, disponibilizam esses dados considerando gênero e localidade dos alcançados, o que é valioso para entender o público-alvo.





ENGAJAMENTO




O engajamento é quando, além de visualizar o conteúdo, os seguidores/clientes interagem com a postagem. As maneiras mais comuns são os likes/reações e os comentários feitos nas publicações. Mas salvar o conteúdo e enviá-lo para outras pessoas também são métricas que podem ser interessantes.




CTR




Sigla em inglês de Click Through Rate - que em português significa Taxa de Cliques. Essa métrica mede o quanto a publicação está sendo convertida em cliques. Ela é muito interessante para entender, por exemplo, o total de pessoas que visualizaram uma propaganda em um stories do Instagram, quantas clicaram no link, buscaram mais informações e concretizaram uma compra.



SENTIMENTO DA MARCA

 

Diferente das demais métricas, que se baseiam exclusivamente em números, essa é uma variável qualitativa, ou foca em saber de que maneira as pessoas estão reagindo à marca - se o conteúdo está agradando, qual o tom geral dos comentários, entre outros.

 



CONVERSÕES




A conversão irá variar de acordo com o objetivo do conteúdo, pois ela mede de que maneira determinada postagem está contribuindo para alcançar o objetivo proposto pela marca. Se a intenção é aumentar o número de usuários seguindo a página, a conversão poderá ser entendida pela quantidade de novos seguidores, por exemplo.


TRÁFEGO




O tráfego é capaz de oferecer informações sobre qual a taxa de aderência à página da empresa a partir de determinadas postagens.

 



ROI




Sigla em inglês para Return Over Investiment, refere-se ao cálculo para saber de que maneira o 
investimento financeiro realizado está tendo retorno.

 








Fonte: Sebrae RS





Gostou da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?

Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:

https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!




Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050