Previdência tem recebido denúncias de que criminosos estão se passando
por servidores para obter dados de segurados. A prova de vida está suspensa
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando a
população para que não caia em golpes envolvendo
a prova de vida. O órgão recebeu nos últimos meses denúncias de
que criminosos estão se passando por servidores e solicitam o envio de dados
para evitar um suposto "bloqueio nos pagamentos" do benefício para
obter dados pessoais dos beneficiários. O INSS informou que a prova de vida
está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022.
A
partir de 2023 o Instituto vai implementar mudanças no
processo, quando passará a ser utilizada a base de dados
públicos (incluindo
governo federal, estadual e municipal), além de atos como votação nas eleições e
vacinação para fazer o procedimento. Apesar da retomada, a realização da prova de vida não será mais uma obrigatoriedade por parte
do cidadão, já que passará a ser feita de forma automática e de responsabilidade do próprio INSS.
De olho nas fraudes
Na
época presidente do INSS, e hoje ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira,
durante o lançamento do novo formato da prova de vida em fevereiro deste ano,
declarou que a medida tem o objetivo de evitar fraudes no
pagamento de benefícios.
"A partir de agora,
a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS, com todas as bases de
todos os órgãos do governo. Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo
federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas", disse.
Atenção
nos contatos
Com
o objetivo de orientar os beneficiários para que não caiam nos golpes, o INSS
recomenda que algumas atitudes sejam tomadas. Por meio de uma publicação no
site do próprio instituto, é indicado que o cidadão mantenha os seus dados de contato e endereço residencial atualizados pelo
site e aplicativo Meu INSS ou
também pelo telefone 135, além de não
atender ligações suspeitas que solicitem dados pessoais em nome do órgão.
"O INSS nunca entra
em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos
de documentos. Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em
nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o
contato. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa
convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo
telefone 135, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento
para cumprir qualquer solicitação", afirmou a entidade em postagem do seu site.
O
órgão declarou ainda que sempre que um beneficiário é convocado para apresentar
documentação, isso é feito a partir de um registro na
plataforma Meu INSS,
podendo ainda ser confirmada pelo telefone 135.
Fonte: Folha de Pernambuco
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