Usuários terão acesso ao catálogo do supermercado e poderão adicionar
itens ao carrinho e efetuar o pagamento pelo chat sem sair do app
O WhatsApp, o
popular serviço de mensagens de propriedade da Meta, está lançando um produto de compras
na Índia, a primeira vez que os usuários poderão navegar e
comprar mantimentos e outros produtos domésticos no catálogo do
supermercado JioMart sem sair
do aplicativo. Agora, será possível adicionar itens ao carrinho e
efetuar o pagamento pelo chat.
O WhatsApp revelou
que a nova ferramenta é uma parceria com o supermercado JioMart, da Reliance Industries, uma empresa de
tecnologia indiana na qual a Meta investiu quase US$ 6 bilhões
no início de 2020. Anteriormente, as pessoas podiam navegar
pelos produtos via WhatsApp, mas
precisavam sair do serviço para finalizar a transação.
Ter uma experiência de compra completa dentro do WhatsApp tem sido um objetivo de longa data do CEO
da Meta, Mark Zuckerberg. A gigante das redes sociais pagou US$ 22 bilhões para
adquirir o WhatsApp em 2014, mas o serviço ainda é uma pequena parte dos
negócios gerais da Meta.
O aplicativo agora
ganha dinheiro cobrando de algumas empresas para enviar mensagens aos clientes
e também vendendo anúncios 'click-to-message', que aparecem nos feeds do
Facebook ou Instagram dos usuários e depois os levam para um bate-papo privado
com uma empresa assim que eles clicam novamente. Esses anúncios já geram
bilhões de dólares por ano em todos os aplicativos da Meta.
Zuckerberg está visando a
uma oportunidade de negócios muito maior para o WhatsApp relacionada a comércio e
pagamentos, especialmente em mercados emergentes onde o aplicativo é popular,
como Índia e Brasil.
O CEO falou sobre
mensagens de negócios em quase todas as reuniões virtuais sobre ganhos da Meta
nos últimos anos, apresentando a ideia como uma linha de negócios complementar
ao negócio de publicidade já existente da empresa.
"As mensagens de negócios são uma área com impulso real
e experiências baseadas em bate-papo como essa serão a maneira como as pessoas e as empresas se comunicarão nos próximos anos", disse Zuckerberg em
comunicado nesta segunda-feira.
Parte da luta da Meta
está relacionada à regulamentação de pagamentos. A empresa testou pagamentos na
Índia por anos antes de obter a aprovação formal do governo, em 2020, para
expandir o teste em um recurso completo.
A JioMart, empresa de
compras on-line do bilionário indiano Mukesh Ambani, está competindo com a
Flipkart, controlada pelo Walmart, e com a Amazon por uma fatia maior do
crescente mercado de varejo on-line da Índia. Uma parceria com o WhatsApp
poderia dar um impulso mais do que necessário.
"Quando as
plataformas Jio e Meta anunciaram nossa parceria em 2020, Mark e eu
compartilhamos a visão de trazer mais pessoas e negócios on-line e criar
soluções verdadeiramente inovadoras que agregarão conveniência ao dia a dia de
cada indiano", disse Ambani, presidente da Reliance Industries, em um
comunicado. "A experiência do JioMart no WhatsApp reforça nosso compromisso de
permitir uma maneira simples e conveniente de fazer compras on-line para
milhões de indianos."
Um porta-voz da Meta
disse que a empresa espera se expandir na Índia para se unir a mais empresas e
também pretende levar essa ferramenta de compras para outros países.
Fonte:
Folha de Pernambuco, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil
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