Com o aumento da digitalização, os
ciberataques também se multiplicaram e se tornaram para as empresas uma
preocupação que ganha novas camadas de complexidade a cada dia que passa. Uma
pesquisa realizada em dezembro de 2021 pela Veeam Software com 3 mil companhias
com mais de mil funcionários em 28 países, incluindo o Brasil, mostrou que 76%
das organizações sofreram ataques de "ransomware" no ano passado,
sendo que 60% foram alvo mais de uma vez. Desses ataques, 25% começaram com
golpes de phishing e 23% envolveram credenciais de acesso roubadas.
Dados como esses nos lembram que, apesar do
crescente investimento em segurança de dados, existem fragilidades operacionais
- como erros humanos ou técnicos e até mesmo desastres naturais - que provocam
riscos, criando assim as oportunidades perfeitas para ameaças. Neste contexto,
as organizações precisam estar preparadas para lidar com situações inesperadas,
pois nem sempre as ações preventivas serão suficientes. Prevenção é
fundamental, claro, mas ela envolve não somente pensar em como evitar os
ciberataques, mas também o que fazer durante e após um ataque para minimizar
danos.
É imprescindível ter um plano de continuidade
de negócio com foco em Disaster Recovery (termo em inglês que significa
"recuperação de desastre"). Esse documento terá o mapeamento das vulnerabilidades
da empresa, uma análise dos impactos nos setores e estratégias para a solução
do problema, detalhando todos os pontos que precisam ser cuidados no caso de
uma crise cibernética.
Dois aspectos importantes para se considerar
no momento de fazer esse plano de continuidade são: o Recovery Time Objective
(RTO), que está relacionado ao tempo que as operações levam para voltar ao
normal depois de um ataque virtual; e o Recovery Point (RPO), que mostra o
volume de dados que é tolerável perder no caso de parada nas operações. Essas
informações influenciam diretamente no custo do plano, a partir da definição de
quão rápido a sua empresa precisa se recuperar e o volume de dados que pode
perder.
Para que essa estratégia seja eficiente e
segura, no entanto, é importante que a empresa avalie ter um parceiro
qualificado e especializado em recuperação de dados, principalmente com
conhecimento em continuidade de negócios. Juntas, as organizações determinarão
entre todos os dados, o que é mais crítico, o que é mais importante, o que
precisa de uma recuperação mais rápida e o que pode esperar. É necessário
avaliar os benefícios de ter um RTO e um RPO mais baixos considerando que,
quanto menores, maiores serão os custos de implementação e operação de uma
estratégia.
Dessa forma, a companhia pode continuar
operando enquanto um plano de ação age em paralelo, reduzindo o tempo de
inatividade do negócio e evitando, assim, exposição negativa diante de
stakeholders e prejuízos financeiros graves. Além disso, para a recuperação de
dados é necessário considerar as vantagens das soluções em nuvem, que trazem
benefícios em comparação com o armazenamento tradicional com estrutura física -
entre elas, a possibilidade de otimização de gastos (conforme o consumo) e
facilidade de manutenção/atualização. Dados do IDC Brasil projetam que a
procura por serviços gerenciados em Cloud tenha um aumento de 30% no período de
2020 a 2024.
Neste cenário, investir em práticas ou ações
definidas para o pós-evento são essenciais para garantir a continuidade do
negócio, tão importantes quanto as soluções preventivas já conhecidas no
mercado.
Autor: Carlos Mauricio é Diretor de Negócios de TI
na Algar Tech
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