Uma das principais questões de quem empreende em um mercado concorrido
como o contábil é: "como me destacar da
concorrência e atrair mais clientes para a
minha empresa
?"
Isso
porque, em meio a centenas de novos empreendedores contábeis que surgem todos
os meses, encontrar formas de evidenciar o seu negócio, faz toda a diferença.
Por isso, o Google Meu Negócio pode
ser o seu grande aliado nesse sentido. Afinal, essa plataforma ajuda a colocar
o seu negócio, e todas as informações relevantes sobre ele, em destaque
no maior buscador de pesquisas do mundo.
Então, se você se animou com a ideia e quer saber o
que é Google Meu Negócio, como
ativá-lo para a sua empresa e utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital, esse artigo irá
ajudá-lo. Nele você encontrará um guia completo para tirar todas as suas
dúvidas sobre o assunto.
Vamos lá?
O que
é o Google meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma
das ferramentas que o Google disponibiliza, gratuitamente, para que você
cadastre todas as informações da sua empresa para que seus clientes, prospects,
ou qualquer outra pessoa que esteja procurando por um negócio contábil na
internet, o encontre com maior facilidade.
É por meio dessa plataforma também que outra ferramenta do Google, o Google Maps, mostra para os usuários empreendimento
próximos a ele.
Então, se você já perguntou a si mesmo: "como faço para aminha empresa ter uma localização no Google
Maps? ", a resposta é essa: cadastrando a sua empresa no Google meu Negócio!
Ou seja, quando um usuário pesquisa por algo, relativo a atividades da sua
empresa ou da sua região vai encontrar uma lista de opções. E se você estiver
com todos os dados e informações do seu negócio, cadastrados e atualizados
no Google meu Negócio, com
certeza, a sua empresa será uma das primeiras dessa lista.
Além disso, ao ativar sua empresa no Google Meu
Negócio, você cria uma espécie de "ficha cadastral", na qual
pode incluir informações como:
Endereço;
Horário de funcionamento;
Horários de pico de atendimento;
Telefone;
FAQ;
Avaliações e comentários dos clientes;
Cursos e eventos;
Serviços
Fotos.
Então, além de reunir informações relevantes sobre a sua empresa, que podem ser
fundamentais para a decisão do prospect, usar o Google Meu Negócio passa credibilidade
e ajuda as pessoas a identificarem que você existe e tem um espaço físico para
recebê-las.
Vantagens do Google Meu Negócio
Além de divulgar o seu negócio de forma gratuita na maior rede de pesquisas do
mundo, abaixo eu listei outras vantagens que o Google
meu negócio entrega a sua empresa:
1 - Torna a sua marca
mais conhecida
Quando você adiciona as informações completas da
sua empresa no Google meu Negócio de
forma otimizada, o buscador te
coloca em uma posição de destaque na página de busca.
Assim, quando um usuário pesquisar por uma empresa com o seu ramo de atividade,
as chances do seu ser a primeira a aparecer aumentam e muito, fazendo com que
mais pessoas conheçam a sua empresa organicamente.
Além disso, por meio das informações de localização, horário de funcionamento
e fotos, você também destaca a sua empresa no Google Maps, o que potencializa
ainda mais a divulgação do seu negócio.
2 - Traz mais clientes para o seu site
Ao aumentar o alcance da sua empresa, você também melhora o alcance do
público potencial do seu site.
Isso porque, as informações do seu cadastro no Google Meu Negócio e as
avaliações feitas por seus clientes, fazem com que outras pessoas se interessem
pelos seus serviços e acessem o seu site, o que é meio caminho andado para
um funil de vendas assertivo.
Ou seja, para esse visitante pular de prospect para cliente, seguindo esse
caminho, é muito fácil.
3 -
Melhorar a sua reputação e conquistar a confiança dos
seus clientes
Com certeza você já acessou o Google para buscar
informações sobre uma empresa antes de assinar contrato ou fechar um negócio
com ela, certo? Pois saiba que seu cliente também faz isso.
Portanto, ter um cadastro completo no Google Meu
Negócio, com vídeos, fotos e comentários, além de aumentar a
quantidade de visitas no seu site e melhorar a visibilidade da sua empresa de
forma gratuita, aumenta a sua credibilidade e faz com que as pessoas se sintam
mais seguras para fechar negócio com sua empresa.
4 - Oferece
estatísticas de acesso que podem ser úteis para tomadas de decisão
O Google Meu Negócio também proporciona a você a possibilidade de
analisar os dados de acesso dessa plataforma e utilizá-los como aliados da sua
estratégia de marketing digital.
Afinal, por meio das ferramentas do Google Meu Negócio, você pode
facilmente:
Analisar os acessos diários a sua ficha e compará-los com os acessos do seu
site;
Enxergar quais palavras-chave os usuários estavam
buscando no Google quando encontraram seu negócio;
Entender o que um potencial cliente faz após entrar no seu perfil. Se o próximo
passo foi ligar para a sua empresa, acessar o seu site, realizar
questionamentos, entre outras coisas.
Com essas informações, é possível realizar ajustes no seu perfil do Google Meu
Negócio e no conteúdo do seu site de acordo com a busca do seu
público.
Como ativar sua empresa no Google Meu Negócio?
Visite o site do Google Meu
Negócio e depois clique em
"Gerenciar Agora";
Depois, faça login usando o mesmo e-mail e senha que você utiliza em
suas outras contas do Google, como Gmail, Google Drive, Youtube etc. Se você
não tiver uma conta, crie do início nesse mesmo ambiente.

Feito isso, clique em incluir a sua empresa no Google;

Depois, comece a adicionar todas as informações relevantes sobre a sua
empresa, como nome fantasia, telefone, horário de atendimento, fotografias de
eventos, dos colaboradores e suas, entre outras coisas;

Em seguida, o Google irá informar que, para concluir, será necessário
confirmar seu endereço e, por mais burocrático que pareça, essa confirmação é
feita pelo correio. Pois é, o Google precisa encaminhar um cartão postal com o
código de verificação para o endereço cadastrado no Google Meu negócio. Essa é uma forma
de garantir que só existam empresas reais na plataforma, desencorajando a
criação de perfis falsos.
Todo esse processo pode levar até 14 dias.
Com o código em mãos, basta acessar novamente a plataforma, clicar em painel de
controle, indexar o código e clicar em "Confirmar agora ";
Prontinho! Seu perfil está completo!
Como otimizar o Google
meu Negócio?
Cadastro concluído, certo? Mas, e agora? Qual o próximo passo para
atingir todos os benefícios que eu citei nesse conteúdo? Para responder a essa
pergunta, nas próximas linhas eu mostro algumas ações que você pode utilizar no
seu Google Meu Negócio para otimizá-lo e torná-lo ainda mais
assertivo.
Acompanhe:
1 - Mantenha seu perfil constantemente
atualizado
É óbvio? Sim, mas infelizmente, depois do cadastro criado, não são todas
as empresas que colocam em prática a ação de atualizá-la com
constância.
Por isso, é fundamental que você crie esse hábito e
mantenha o seu Google Meu Negócio sempre
com informações atualizadas, principalmente no que diz respeito ao horário de
funcionamento e telefone.
Afinal, imagine só um usuário que, ao fazer uma busca no Google, encontrou sua
empresa, identifica que ela abre aos fins de semana, vai até lá e dá de cara
com a porta, pois essa informação não é mais atual? Seria uma experiência para
lá de frustrante, certo? Por isso, você deve a todo custo evitá-la.
2 - Fomente a interação no perfil da sua
empresa
Outro fator importante do Google Meu Negócio é que, assim
como acontece nas redes sociais, a quantidade de comentários em seu cadastro é
super relevante. Por isso, é importante que você estimule seus clientes a
deixarem comentários sobre a experiência que têm com a sua empresa.
Até porque, segundo dados levantados pela Provokers, 55% dos consumidores afirmam confiar nas
avaliações online, tanto quanto nas que recebem pessoalmente. Ou seja, é quase
como um programa de indicação.
Uma forma de fazer isso é compartilhando com seus clientes o link de avaliação
da sua empresa. Dessa forma, quando ele clicar nesse link, já cairá
direto em sua página e poderá escrever a sua avaliação.
Você pode encaminhar esse link para os clientes após um serviço
bem-feito, um bom atendimento ou compartilhar em suas redes sociais.
Para ter acesso a esse link, basta entrar em sua página inicial do Google
Meu Negócio e clicar em: "compartilhe seu perfil e receba novas avaliações dos
clientes".
E para estimular ainda mais essa interação, procure sempre responder ao
feedback deixado em seu perfil, tornando esse um espaço de troca entre a
empresa e o cliente.
3 - Libere para agendamentos
Outra otimização que você pode fazer no seu Google Meu Negócio é habilitar o botão
"agendamentos".
Essa é uma funcionalidade que pode ajudar muito a área de vendas da sua empresa
quando o assunto é prospecção e atração de novos clientes.
Afinal, ele permite
que o próprio usuário que tem interesse em seus serviços marque um horário para
visitar sua empresa.
Funciona assim, ao clicar no botão, o usuário é levado para sua agenda e
visualiza todos os dias e horários que você tem disponíveis para atendê-lo.
Feito isso, basta que ele preencha um formulário com suas informações pessoais
e reserve a data escolhida.
Para permitir um
agendamento, você precisa acessar esse
link: https://www.google.com/maps/reserve/partners e
escolher um dos servidores parceiros do Google.
Depois disso, sua conta do Google Meu Negócio será
vinculada a esse provedor para criação da agenda.
É importante
apenas verificar os agendamentos provenientes desse canal com periodicidade.
Pois, eles não são vinculados a sua agenda do Google, por exemplo. Então, para
ter certeza de que esses prospects serão atendidos no dia e horário correto, é
preciso estar atento.
Pronto para colocar o seu negócio à frente
da concorrência com o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma
ferramenta crucial para a sua empresa, principalmente quando o seu objetivo é
atrair novos clientes e se destacar no mercado. Afinal, ela garante ao seu
negócio um melhor posicionamento no maior buscador do mundo, o Google, além de
dar maior credibilidade e confiança aos seus prospects, com boas avaliações e
comentários.
Então, caso você não tenha uma conta no Google Meu
Negócio, crie agora mesmo. E se você já tem, coloque as
dicas desse conteúdo em prática e comece a colher os bons resultados
imediatamente!
Até o próximo conteúdo!
Fonte:
Gestta, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil