As
ofertas se tornaram as queridinhas do varejo para fisgar os clientes. Mas é
melhor ter cuidado com os descontos para não comprometer a rentabilidade
Com a inflação elevada e a confiança do consumidor ainda patinando, o varejo
aposta em promoções para aumentar as vendas e movimentar os estoques. Mas
promoção não é apenas uma ação de marketing, ela deve dar algum lucro para a
empresa.
Pesquisas mostram que os consumidores
valorizam mais as promoções com obtenção de benefícios financeiros imediatos,
como as que oferecem redução do preço ou as do tipo "leve 3 e pague
2". Muitas vezes essas ações motivam o consumidor a trocar a
marca que tinha intenção de adquirir por outra em promoção.
Confira abaixo algumas dicas para fazer promoções inteligentes, garantindo mais
resultados e gastando menos:
1
GARANTA GANHOS PARA OS DOIS LADOS
A economia desaquecida pode levar muitos lojistas a vender seus produtos pelo
preço de custo, quando a empresa precisa de capital de giro, por exemplo.
Porém, promoção inteligente é aquela que funciona e, portanto, proporciona
benefícios para os dois lados (empresário e cliente).
A promoção tem de dar lucro para a empresa,
sendo que para ter algum lucro com a promoção, o desconto precisa ser
menor que a margem de lucro do produto. Muitos se esquecem de fazer essa
conta e colocam o mesmo desconto para um setor inteiro.
2
VALORIZE OS LANÇAMENTOS
Se a intenção é convencer o consumidor a substituir um produto tradicional por
outro recém-chegado às prateleiras - e ainda sem credibilidade - a redução
de preço pode não ser o melhor caminho.
Em vez disso, o consumidor pode ser
seduzido com propostas de experiência, como a oferta de amostras grátis e
degustações.
Essa estratégia ficou bem evidente há alguns anos durante a chamada guerra dos
aplicativos de viagem, quando a hoje extinta Easy Taxi chegou ao Brasil para
concorrer com o Uber. Para o lançamento, a empresa liberou corridas gratuitas
por São Paulo durante 24 horas. A iniciativa manteve 90% dos motoristas do novo
serviço ocupados durante todo o período da promoção.
3 DEFINA CLARAMENTE O TEMPO DE OFERTA
Há dois perigos na famosa frase "enquanto durarem os estoques": a dificuldade
de planejamento e o excesso de adesão. Nos dois casos, a proposta pode trazer
grandes problemas ao lojista.
No caso de supermercados e lojas que trabalham com variedade maior de produtos,
ofertas com maior tempo de duração podem prejudicar a ação, já que tende a
dispersar os consumidores. O mais indicado é que dure apenas um dia. Já para
restaurantes e negócios com um público mais uniforme, o ideal é que a promoção
dure, no mínimo, uma semana, para que o estabelecimento seja recomendado para
novos possíveis clientes.
4 TENHA CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS
Não confunda promoção com bom relacionamento nas redes sociais. Essas mídias
funcionam melhor como uma forma de interação e para conhecer o público-alvo.
Do mesmo jeito que a internet ajuda a acelerar as vendas de um serviço ou
produto em curto período de tempo, também pode trazer à tona uma enormidade de
reclamações de clientes insatisfeitos.
Assim, só divulgue suas promoções se sua empresa estiver preparada para o
alcance que as redes sociais proporcionam.
5
USE O CADASTRO DE CLIENTES COMO FERRAMENTA
Com o cadastro de clientes, o empresário consegue traçar o perfil de seu
público, e saber quais são os maiores interesses de cada grupo.
Tendo um histórico de compras, é possível encontrar informações complementares
como profissão, restrições alimentares, idade, estilo e tamanho de roupas e
calçados de cada cliente. E usá-las para planejar as promoções.
Uma sugestão é aproveitar as datas comemorativas para diferenciar a promoção.
No país há muitas datas comemorativas que poderiam ser melhor aproveitadas
pelos comerciantes.
Fonte: Diário do Comércio
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