Confira quais são os sete principais estilos
de liderança e suas características.
Desde pequenos, aprendemos que as pessoas são
diferentes, com qualidades e defeitos que as tornam indivíduos únicos. Isso,
sem dúvida, se reflete nas relações de trabalho, onde existem profissionais de
todos os jeitos.
As diferentes formas dos
gestores se relacionarem com suas equipes estão diretamente ligadas aos
formatos de liderança existentes.
Para conhecer os diferentes
tipos de liderança, é fundamental entender o que é, de fato, ser líder. E,
ainda, quais as características comuns e de que forma podemos desenvolver essa
habilidade.
Além disso, é importante
reconhecer o papel de um líder nas organizações atualmente, pois eles são
capazes de influenciar os resultados dos negócios de forma significativa.
O que é liderança
Inicialmente, liderança é uma
habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida, porém, não é uma
habilidade exclusiva dos profissionais que ocupam cargos de gestão dentro de
uma empresa.
Muito pelo contrário, muitos
gestores não têm essa capacidade. Pessoas com esta habilidade são capazes,
tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, de inspirar e despertar
diferentes vontades nas outras pessoas.
Sendo assim, são aquelas que
influenciam positivamente a mentalidade e o comportamento das pessoas que as
rodeiam. No meio profissional, a liderança pode auxiliar na condução de tarefas
diárias, em grupos de pessoas e seus comportamentos.
Isso se reflete em resultados
positivos às organizações, como maior produtividade e sensação de pertencimento
por parte de todos os colaboradores.
Além disso, reflete na visão
que os profissionais têm da empresa onde atuam. O que, sem dúvida, resulta em
atingir melhores resultados - tanto para o crescimento da organização quanto
dos profissionais inspirados e que inspiram.
Dessa forma, líderes conseguem
despertar nas pessoas o espírito de equipe. O que dá sentido à famosa expressão
"vestir a camisa da empresa".
Frequentemente, as pessoas
associam a liderança a altas funções dentro das empresas, entretanto o
exercício da liderança não está ligado à função dentro das empresas.
Exercer a liderança é muito
mais complexo do que a definição do dicionário Michaelis: função de líder;
que revela autoridade.
Resumindo, para ser considerado
um líder, o profissional precisa inspirar aqueles com quem divide o ambiente de
trabalho e voltar sua habilidade para atingir objetivos, sejam eles pessoais ou
profissionais.
Características de um líder
Há um padrão, digamos assim, no
comportamento de profissionais que são líderes. Por exemplo, dividir os louros
do sucesso de projetos que deram certo e não ficar com os créditos para si.
Por mais que as pessoas tenham
personalidades distintas e mesmo assim desempenhem funções de liderança,
algumas características devem ser compartilhadas.
Entre elas, estão ¨empatia¨
para entender, principalmente, as limitações de seus colegas, e ¨paciência¨
para corrigir, apontar e lidar com possíveis falhas.
Outra qualidade é a ¨confiança¨, que também está
ligada à equipe, mas no sentido de apostar nas pessoas. Também em ¨acreditar¨
que os colegas são capazes, inclusive, de fazer o trabalho melhor do que você.
Nisso, entra a ¨humildade¨.
Líderes de verdade reconhecem quando estão errados, mas, essencialmente, quando
os colegas são o fator propulsor do sucesso de determinado projeto.
Líderes não têm medo de
demonstrar que não sabem algo e estão sempre dispostos a aprender. Os líderes
criticam em particular e elogiam em público. Exposição e humilhação não fazem
parte do seu método de motivação.
Portanto, os conceitos que
permeiam uma boa liderança são:
-Capacidade de criticar;
-Saber reconhecer seus erros;
-Reconhecer e valorizar as aptidões individuais e coletivas de sua
equipe;
-Ser empáticos, pacientes e motivadores;
-Quando em cargos de gestão, apostar em sua equipe e dar oportunidades
para se desenvolverem como profissionais individualmente;
-Possuir comportamento inspirador;
-Ser respeitados, não temidos.
Diferenças entre liderança e gestão
Muitas pessoas confundem esses
dois atributos. Ambos são importantes e é perfeitamente possível que um único
profissional tenha as duas características, mas essa não é a regra.
Um profissional com capacidade
de liderança tem como característica:
-Definir uma visão;
-Inspirar o time de trabalho;
-Desafiar a empresa;
-Pensar a longo prazo;
-Manter os olhos na concorrência.
Enquanto isso, o profissional com papel de gestor ou
gerente deve:
-Implementar a visão e cultura proposta;
-Cuidar dos processos diários e manter tudo organizado;
-Direcionar as pessoas em cada tarefa;
-Manter os profissionais focados;
-Cuidar das metas de curto prazo.
Ambas as funções são realmente importantes para que
um negócio tenha sucesso.
7 tipos de liderança e suas características
Após longo período de estudos,
em 1939, os psicólogos Ralph White e Ronald Lippitt determinaram os três tipos
de liderança: autocrática, democrática e liberal.
A pesquisa resultou na
publicação do artigo 'Patterns of aggressive behavior in experimentally created
social climates', que em português significa 'Padrões de comportamento
agressivo em climas sociais criados experimentalmente'.
Liderança autocrática (chefe)
Neste material, White e Lippitt
explicam que o líder autocrático é aquele chamado de chefe.
Neste perfil, o líder acredita
que sua opinião vale mais do que a de seus colegas, além de priorizar a
realização do trabalho e não as relações humanas.
Ele não costuma consultar os
profissionais com os quais trabalha, nem propicia um ambiente que estimule a
criatividade deles. Normalmente, expõe falhas e faz críticas na frente de
todos.
Não têm o hábito de elogiar,
resultando em um ambiente desmotivador para se trabalhar ou crescer
profissionalmente.
Liderança democrática (foco no desenvolvimento do
grupo)
De acordo com White e Lippitt,
o líder democrático é o oposto do líder autocrático. A afirmação dos estudiosos
está embasada na atuação mais próxima entre todos da equipe. É o primeiro a
motivá-la para atingir resultados, além de fazer questão de ouvir a opinião do
grupo.
Em casos de falhas e insucesso
nos projetos, não aponta culpados, mas métodos e caminhos para que os erros não
se repitam. Prioriza o bom relacionamento entre os colegas, além de um ambiente
de trabalho mais flexível e adaptável às características de todos de sua
equipe.
Este tipo de líder acredita
que, para obter melhores resultados, as organizações devem apostar no
desenvolvimento individual dos profissionais.
Portanto, o exercício da liderança
democrática proporciona maior qualidade de trabalho, o que representa
produtividade saudável.
Liderança liberal
Para White e Lippitt, o líder
liberal é aquele que não toma decisões, deixando os outros com o poder de
escolha sem orientação.Este tipo de líder não se compromete. Ele costuma
terceirizar a divisão de tarefas e suas participações em projetos são mínimas.
Devido à postura sem
comprometimento e responsabilidade, o grupo com o qual trabalha passa a
enxergar o ambiente de trabalho como um espaço de extrema liberdade.
Pela falta de orientação,
perde-se tempo e não há produtividade, tendo em vista que cada membro da equipe
faz o que acredita ser melhor. Nem sempre atuando de forma conjunta. Na contramão
dos dois exemplos anteriores, não se impõe nem é respeitado.
Outras variantes de tipos de
liderança surgiram e são empregados no mercado, conforme citadas abaixo:
Liderança com base no coaching
O coaching é um processo que
pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, a fim de alcançar um objetivo, que
pode ser pessoal ou profissional.
O líder coach foca bastante na
motivação e no desenvolvimento do seu time. Imagine um técnico de futebol. Ele
sabe que os jogos só serão vencidos se ele conseguir desenvolver um grupo
forte, capaz de executar suas estratégias.
Liderança situacional
Esse tipo de liderança é uma
teoria de Paul Hersey e Kenneth Blanchard. A ideia é variar entre os tipos de
liderança, de acordo com os desafios enfrentados pela empresa atualmente.
Os autores perceberam que o bom
líder sabe conduzir de diversas formas, agindo de acordo com seus colegas,
conforme a capacidade técnica, as habilidades e até mesmo a inteligência
emocional. Ele também leva em conta o momento da empresa.
Liderança técnica
A liderança técnica, ou
operacional, busca inspirar o time de trabalho através dos seus conhecimentos
profundos e domínio da operação do negócio, ou seja, ele lidera pelo exemplo,
mostrando como se faz.
Trata-se de um estilo de
liderança muito poderoso. Para ser esse tipo de líder, você precisa se
atualizar o tempo inteiro, para estar sempre à frente.
Liderança carismática
Essa é outra habilidade difícil
de desenvolver, no entanto é uma das mais poderosas. O carisma consiste na
habilidade de fascinar outros seres humanos. Líderes carismáticos costumam
constituir times eficientes e duradouros.
As características deste líder
são:
-Causar admiração;
-Ser confiável;
-Bom comunicador;
-Apresenta resultados.
Diferença
entre líder e chefe
Como podemos perceber, existe
uma grande diferença entre líder e chefe, e, ao contrário do que muitas pessoas
acham, estas duas palavras não são sinônimas.
Liderança, como vimos, trata-se
da habilidade de inspirar pessoas a trabalharem por um objetivo. Para melhor
compreender, chefe é uma função ocupada dentro da organização.
Em alguns casos, tem como
característica a imposição de ordens, sem discuti-las com a equipe,
demonstrando ser autoritário e inflexível.
Normalmente, é aquele gestor
que só pensa em resultados e processos, deixando de lado o crescimento pessoal
dos profissionais com os quais trabalha.
Outra característica comum nos
chefes é que seus funcionários o temem e não o respeitam.
Já o líder não é temido, mas
considerado alguém em quem se inspirar. Geralmente, isso acontece pela forma
como ele busca tratar bem as pessoas, independentemente do cargo que elas
ocupam.
Líderes são pessoas
motivadoras, cuja postura acaba servindo de exemplo para sua equipe.
Independentemente do cargo que
ocupam, pessoas com liderança são preocupadas com o bem-estar individual dos
colegas, na mesma proporção em que promovem e anseiam pelo crescimento dos
negócios.
Há gestores com e sem
habilidade de liderança, por exemplo. Neste caso, enquanto líderes denominam
seus colegas de equipe, os chefes chamam de subordinados. Essa concepção já
demonstra como a liderança impacta no formato de gestões.
Em razão dessas diferenças é
que as organizações preferem profissionais com capacidade de liderança, porque
uma equipe inspirada traz melhores resultados do que aquela que trabalha
somente para cumprir expediente.
Como posso me tornar um líder?
Na visão do
estudioso Adalberto Chiavenato, um dos maiores pesquisadores da área de
Recursos Humanos e da Administração de empresas, a comunicação tem papel
fundamental na vida de um líder.
No livro 'Introdução à
Teoria Geral da Administração', justifica que se a comunicação dentro das
empresas não é fluída, todo o resto é afetado, como o clima organizacional.
Portanto, quando os gestores sabem
se comunicar, conseguem garantir "a participação das pessoas dos escalões
inferiores na solução dos problemas da empresa". Isso é uma das premissas para
a liderança conduzida pelos gestores.
Ainda, explica que a
comunicação efetiva é capaz de "proporcionar informação e compreensão
necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas", além das
"atitudes necessárias que promovam a motivação, a cooperação e a satisfação nos
cargos".
Outro ponto defendido por
Chiavenato é que existem três princípios que os gestores devem seguir. Ele
explica que só assim se tornarão líderes que façam a diferença nos negócios.
São eles:
-capacidade de desenvolver confiança nas pessoas;
-estimular a mudança em diferentes aspectos nas empresas para gerar
melhores resultados; e
-saber avaliar o que é importante e prioritário no dia a dia.
Já o autor de 'Catador de Sonhos' e professor
do PUCRS Online, Geraldo Ruffino, defende que os verdadeiros líderes
precisam ser humildes e simples.
Para ele, é fundamental que os
líderes conduzam suas equipes com felicidade e empatia pelas pessoas. O
respeito não deve depender de quem são, que cargo ocupam ou que opinião
apresentam.
Se o líder tem a capacidade de
motivar e é reconhecido como uma inspiração, "ele tem mais que a obrigação de
retribuir o carinho que recebe".
Referências
MICHAELIS: moderno dicionário
da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998-(Dicionários
Michaelis). 2259p. MIRANDA, Maria Izabel Barrozo; RIBAS, Viviane Gaspar.
NEI CALDERON · 2021 - WHITE,
Ralph K. e LIPPIT, Ronald. Leader Behavior and Member Reaction in Three Social
Climates. New York, USA: Harper & Row, 1960.
HERSEY Paul, BLANCHARD Kenneth
H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança
situacional. São Paulo: EPU, 1986.
CHIAVENATO, Idalberto.
Gerenciamento com as pessoas. 1. ed. 9. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CHIAVENATO, Idalberto.
Introdução à teoria geral da administração. 9. ed.- Barueri, SP: Manole, 2014.
Autor: Daniel Hernandez de Oliveira