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Fim de ano: estratégias de vendas para o seu negócio


Publicada em 18/11/2023 às 16:00h 


Esta época tende a ser um ótimo período para o varejo, já que o consumo aumenta. Conheça algumas estratégias de vendas e marketing para o seu negócio aproveitar o Natal e Ano Novo para faturar mais


As vendas de fim de ano costumam ser um ótimo período para o varejo, com um aumento de consumo que pode ser aproveitado com uma boa estratégia de vendas e marketing. O cenário para o final de 2023 é de recuperação econômica para o país e os consumidores, mas de cautela com gastos para evitar dívidas.


As projeções para o fim de 2023 têm sido mais otimistas, principalmente para as vendas no comércio varejista. Entre os motivos para que a conjuntura econômica esteja favorável estão: a diminuição da taxa de desemprego, queda da inflação, reajuste do salário mínimo e retomada de programas sociais do governo federal.



Estratégias para ampliar as vendas no fim de ano



Antes de vender é sempre necessário traçar um bom planejamento, e nessa época tão importante para o varejo não seria diferente. 



Planejamento para as vendas



O plano de vendas é o primeiro passo.



Nele, você deve definir sua meta de vendas e realizar a projeção de estoque, para que não haja falta de nenhum produto ou excesso de outro com menor saída.



Você também precisará negociar os valores de suas mercadorias com seus fornecedores, para garantir os melhores preços. Outro ponto importante é manter a qualidade do atendimento, mesmo que para
isso seja necessário recorrer a contratações temporárias.



Trabalhar em horários especiais é uma estratégia que tende a funcionar muito bem para o varejo no fim de ano. Deixar o estabelecimento aberto até mais tarde ou abrir aos finais de semana pode viabilizar o consumo de um grupo maior de clientes. 



Além dos pontos citados acima, é importante definir junto com o plano de vendas uma estratégia de marketing que chame a atenção do consumidor e valorize seus produtos. 



Presencial ou online?



Aqui é importante entender que as vendas presenciais e as vendas online não são opostas. Trabalhar com os dois formatos pode impulsionar as vendas do seu negócio, alcançando um público maior. 



Mas é preciso se atentar que, para vendas online é necessário ter um e-commerce funcional e que entregue uma boa experiência para o cliente.



Valorização do produto



Mostrar que seu negócio oferece uma qualidade diferenciada, com atendimento personalizado, embalagens especiais e comprometimento com o meio ambiente são pontos que trazem destaque para o negócio nos dias de hoje.



Muitos locais também possuem como estratégia de venda o fornecimento de brindes a partir de determinado valor de compra ou até mesmo descontos progressivos. Se isso for coerente com seu negócio e não prejudicar seu planejamento, é uma estratégia que pode aumentar suas vendas.






Fonte: Sebrae RS




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