Esta época tende a ser um ótimo período para
o varejo, já que o consumo aumenta. Conheça algumas estratégias de vendas e
marketing para o seu negócio aproveitar o Natal e Ano Novo para faturar mais
As
vendas de fim de ano costumam ser um ótimo período para o varejo, com um
aumento de consumo que pode ser aproveitado com uma boa estratégia de vendas e
marketing. O cenário para o final de 2023 é de recuperação econômica para o
país e os consumidores, mas de cautela com gastos para evitar dívidas.
As projeções para o fim de 2023 têm sido
mais otimistas, principalmente para as vendas no comércio varejista. Entre os
motivos para que a conjuntura econômica esteja favorável estão: a diminuição da
taxa de desemprego, queda da inflação, reajuste do salário mínimo e retomada de
programas sociais do governo federal.
Estratégias
para ampliar as vendas no fim de ano
Antes
de vender é sempre necessário traçar um bom planejamento, e nessa época tão
importante para o varejo não seria diferente.
Planejamento
para as vendas
O plano de vendas é o primeiro passo.
Nele, você deve definir sua meta de vendas e realizar a projeção de estoque,
para que não haja falta de nenhum produto ou excesso de outro com menor saída.
Você também precisará negociar os valores de suas mercadorias com seus
fornecedores, para garantir os melhores preços. Outro ponto importante é manter
a qualidade do atendimento, mesmo que para
isso seja necessário recorrer a contratações temporárias.
Trabalhar em horários especiais é uma estratégia que tende a funcionar muito
bem para o varejo no fim de ano. Deixar o estabelecimento aberto até mais tarde
ou abrir aos finais de semana pode viabilizar o consumo de um grupo maior de
clientes.
Além dos pontos citados acima, é importante definir junto com o plano de vendas
uma estratégia de marketing que chame a atenção do consumidor e valorize seus
produtos.
Presencial
ou online?
Aqui é importante entender que as vendas presenciais e as vendas online não são
opostas. Trabalhar com os dois formatos pode impulsionar as vendas do seu
negócio, alcançando um público maior.
Mas é preciso se atentar que, para vendas online é necessário ter um e-commerce
funcional e que entregue uma boa experiência para o cliente.
Valorização
do produto
Mostrar que seu negócio oferece uma qualidade diferenciada, com atendimento
personalizado, embalagens especiais e comprometimento com o meio ambiente são
pontos que trazem destaque para o negócio nos dias de hoje.
Muitos locais também possuem como estratégia de venda o fornecimento de brindes
a partir de determinado valor de compra ou até mesmo descontos progressivos. Se
isso for coerente com seu negócio e não prejudicar seu planejamento, é uma
estratégia que pode aumentar suas vendas.
Fonte: Sebrae RS
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