Com baixo
investimento inicial e operação simplificada, as pequenas franquias oferecem
modelos que não precisam de funcionários
Com o crescente
interesse dos brasileiros em empreender, especialmente no setor de franquias, as microfranquias têm se destacado como uma opção
atraente para investidores iniciantes. Com baixo investimento inicial e
operação simplificada, as pequenas franquias também oferecem modelos que não
precisam de funcionários.
As franquias que
podem ser geridas pelo próprio franqueado e que dispensam a contratação de
funcionários têm chamado a atenção de quem busca ingressar no mundo dos
negócios em 2024.
De olho nessa
tendência, selecionamos 22 franquias baratas para empreender a partir de R$
300, sem a necessidade de contratar funcionários.
MoviBio
Criada em 2022,
a MoviBio é uma rede de
franquias especializada em instalações e manutenção de painéis solares para
residências, escritórios e qualquer tipo de estrutura. O papel do franqueado é
atuar com a prospecção de clientes. O restante, da instalação até a manutenção,
é responsabilidade da franqueadora. O negócio pode ser operado de casa, com
apenas um computador, um celular e não necessita de funcionários para
funcionar.
Investimento inicial: R$ 300
Faturamento médio mensal: R$ 150.000,00
Tempo de retorno: 2 meses
Hyperlocal
Franquia
A Hyperlocal Franquia é uma
rede de franquias de tecnologia voltada para negócios. Com sistemas que ajudam
donos de estabelecimentos com pagamentos, gestão e até delivery, a empresa
conta com 60 unidades espalhadas pelo Brasil. O foco da expansão é nacional e o
papel do franqueado é prospectar e administrar o atendimento dos clientes
dentro da localidade definida. Neste caso, o franqueado também não necessita de
equipe, podendo fazer boa parte do processo com um computador e um telefone.
Investimento inicial: R$ 25.000
Faturamento médio mensal: R$ 15.000
Retorno do investimento: 7 meses
4Charge
A 4Charge é uma rede de franquias de totens e
carregadores. Com 54 unidades atualmente, a marca foi fundada em 2019 e atua
com publicidade nos terminais de recarga, que também exibem propagandas. O
franqueado trabalha em modelo home based com visitas periódicas a clientes e
parceiros. Além disso, a marca oferece suporte permanente aos franqueados, que
não precisam de colaboradores para manter o negócio em funcionamento.
Investimento inicial: a partir de R$ 14.900
Faturamento médio mensal: R$ 4.000
Retorno do investimento: até 6 meses
TFlow
A TFlow é uma rede de franquias que comercializa
roupas e acessórios para crianças, jovens e adultos do gênero masculino.
Administrada pelo Grupo ZNTT, uma das maiores holdings de franquias do Brasil,
a empresa conta com mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil. São diversas
opções para quem deseja empreender, de modelo home based até lojas físicas. No
modelo simples, o franqueado pode trabalhar sozinho sem a necessidade de
colaboradores.
Investimento inicial: a partir de R$ 20.000
Faturamento médio mensal: a partir de R$
10.000
Retorno do investimento: 2 a 3 meses
Bem Seguros e
Créditos
Com modelos home based e lojas, a Bem Seguros e Créditos oferece ao franqueado uma
rede de com os mais diversos produtos como consórcios, seguros, empréstimos e
vários outros tipos de soluções financeiras. O papel do franqueado é atuar na
prospecção e administração de carteiras de clientes. Aqui a necessidade de
contratação de funcionários também é dispensada no modelo mais simples.
Investimento inicial: a partir de R$ 14.900
Faturamento médio mensal: a partir de R$
12.000
Retorno do investimento: 3 a 5 meses
Vida Leve
Os interessados em
uma franquia de alimentação saudável devem ficar de olho na Vida Leve. A marca está presente em várias localidades do
Brasil e conta com produtos naturais para quem busca uma vida mais saudável.
Além disso, os modelos oferecidos pela empresa contam com estrutura enxuta e de
simples operação para os franqueados. O modelo simplificado também não demanda
mão de obra de colaboradores.
Investimento inicial: a partir de R$ 20.000
Faturamento médio mensal: a partir de R$
10.000
Retorno do investimento: 3 a 5 meses
Stuqui
Projetos
A Stuqui Projetos é uma franquia direcionada para
engenheiros e arquitetos. Com modelo home based, o franqueado deve realizar os
projetos dos clientes direcionados pela franqueadora, ou seja, não há
necessidade dele focar no comercial. Além disso, ele pode fazer o trabalho
totalmente autônomo, sem a necessidade de ter funcionários.
Investimento inicial: R$ 26.444
Faturamento médio mensal: R$ 15.950
Previsão média de retorno: 16 meses
Ceopag
A Ceopag, é uma microfranquia
de meios de pagamento eletrônicos e surgiu para facilitar a atuação de micro e
pequenos empreendedores. Com foco no PMEs e MEIs, a rede une os dois segmentos
que mais crescem no Brasil: delivery e meios de pagamentos.
A rede foca a sua expansão nos interiores do país. Presente em 24 estados, 250
cidades e com 700 franquias, a empresa oferece um atendimento humanizado e
presencial por meio de sua rede, com produtos de alta tecnologia digital.
Investimento inicial: R$ 20.000
Faturamento médio mensal: R$ 10.250
Prazo de retorno: 12 meses
Health Money
Com investimento
inicial de R$ 35 mil, a microfranquia do Grupo Soaper oferece uma operação 100%
home based e sem a necessidade de funcionários. No sistema de franchising desde
2023, a Health Money já
conta com 20 unidades na sua rede, que atuam de forma autônoma e com liberdade
geográfica. A franquia trabalha com serviços de consultoria, gestão estratégica
e financeira para PMEs.
Investimento inicial: R$ 35.000
Faturamento médio mensal: a partir de R$
30.000
Lucro mensal previsto: a partir de R$
20.000
Prazo de retorno: 6 a 18 meses
EfincKids
A EfincKids é voltada exclusivamente para a educação
financeira de crianças e adolescentes. A empresa aposta em uma metodologia
exclusiva para ensinar educação integrativa, empreendedorismo e habilidades
socioemocionais nas próprias escolas, além de disponibilizar material didático,
paradidático, aplicativo e aulas online para os pais. A franquia também oferece
produção de eventos periódicos nas escolas que adotam a metodologia, como uma
Feira de Empreendedorismo e o Donation Day, voltada para o empreendedorismo
social. A EfincKids é uma microfranquia home based.
Investimento inicial: R$ 35.000
Faturamento médio mensal: R$ 25.000
Lucro mensal previsto: a partir de R$
12.000
Royalties: 5%
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
Marketing Bag
A Marketing Bag é uma franquia líder especializada em
publicidade em saquinhos de pão. Sua estratégia inovadora, consistente em
inserir materiais promocionais nas embalagens de pão, proporciona às empresas
uma forma eficaz e acessível de alcançar o seu público-alvo. Através de uma
rede em expansão de franqueados, a Marketing Bag segue revolucionando o setor
publicitário no Brasil.
Investimento inicial: R$ 6.990
Faturamento médio mensal: R$ 14.000
Lucro previsto: R$ 8.604
Prazo de retorno: 1 a 4 meses
Love Gifts
A Love Gifts é uma empresa líder no mercado de
presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para
todas as ocasiões. Fundada em 2014, a empresa se destaca pela atenção aos
detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Hoje a marca conta com
mais de 80 franquias espalhadas por todo o Brasil e em 2022 alcançou a marca de
R$ 16 milhões em faturamento.
Investimento inicial: R$ 19.900
Faturamento médio mensal: R$ 15.000
Lucro previsto mensal: R$ 4.500
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
PremiaPão
A PremiaPão é a microfranquia de
publicidade em saquinho de pão. Com uma rede de mais de 100 franquias
espalhadas pelo país, a PremiaPão proporciona aos empreendedores a oportunidade
de gerar renda através da venda de espaços publicitários em sacos de pão para
estabelecimentos comerciais.
Essa estratégia permite que as empresas anunciem de forma direcionada,
atingindo seu público-alvo de maneira eficaz e gerando visibilidade local.
O trabalho do
franqueado consiste em fazer parceria com as padarias da sua localidade que vão
distribuir os saquinhos de forma gratuira e prospectar os anunciantes para os
espaços publicitários no saquinho.
Investimento inicial: R$ 8.000
Faturamento médio: R$ 8.500
Lucro previsto mês: R$ 6.000
Prazo de retorno: 3 meses
Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service
do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com
mil unidades comercializadas pelo Brasil. Com a missão de democratizar e
simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à
distância, por meio do sistema online.
Investimento inicial: a partir de R$ 199.000
Faturamento médio mensal: de R$ 20.000 a R$
30.000
Prazo de retorno: 18 meses
CleanNew
Criada em 2015,
a CleanNew é uma das
maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil. Atua em
formato home based, ou seja, o franqueado vai até o cliente com uma mala
repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de
higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da
casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos e
aeronaves.
Investimento inicial: a partir de R$ 59.900
Faturamento médio mensal: até R$ 30.000
Prazo de retorno: 6 a 12 meses
Padrão
Enfermagem
Criada em 2006,
a Padrão Enfermagem é a
ponte entre os profissionais da área de enfermagem e cuidadores com as famílias
que precisam destes tipos de serviços. A primeira e única empresa de
agenciamento de profissionais de enfermagem especializada em oferecer soluções
em cuidados através da intermediação de mão de obra e que tem por excelência
desenvolver uma avaliação completa para identificar as necessidades do
beneficiário para localizar o profissional mais apto ao serviço. O formato home
based permite que o empreendedor gerencie e opere o negócio sem a necessidade
de funcionários.
Investimento inicial: a partir de R$ 50.000
Faturamento médio mensal: R$ 25.000
Prazo de retorno: 18 meses
Total Clean
A rede Total Clean trabalha com a limpeza de estofados no formato
home based, no qual o profissional realiza o serviço diretamente no endereço do
cliente, ideal para quem deseja empreender e quer gerenciar e atuar na
operação. Entre os serviços oferecidos estão: limpeza, higienização e
impermeabilização de sofás, tapetes, carpetes, colchões, além de hidratação de
couro, limpeza de itens infantis como carrinho e bebê conforto, e o diferencial
com limpeza de aeronaves. Atualmente possui 162 unidades por todo Brasil.
Investimento inicial: R$ 34.000
Faturamento médio mensal: R$ 15.000
Prazo de retorno: 6 a 12 meses
Minha
Quitandinha
Startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado
autônomo. Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a Minha Quitandinha funciona 24 horas por dia, sete
dias por semana, sem intermediários para a realização das compras, com o
propósito de proporcionar
conveniência, qualidade e segurança a complexos residenciais ou comerciais.
Investimento inicial: a partir de R$ 42.000
Faturamento médio mensal: R$ 18.000
Prazo estimado de retorno: 10 a 18 meses
Mr. Fit
Criada em 2013, no interior de São Paulo, a Mr. Fit é pioneira em fast-food de alimentação
saudável no Brasil. A franquia oferece refeições, sanduíches e outras iguarias
saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana verde e sucos funcionais,
além de um cardápio low carb. A rede está presente em 26 estados brasileiros e
em processo de internacionalização já com unidades em Portugal e no Paraguai. O
modelo de negócio home office pode ser operado exclusivamente pelo franqueado.
Investimento inicial: R$ 6.998
Faturamento médio mensal: até R$ 30.000
Prazo estimado de retorno: 4 a 8 meses
Espetto
Carioca
O Espetto Carioca é uma
rede de bares e restaurantes criada em 2011, na zona oeste do Rio de Janeiro,
pelo empresário Leandro Souza. O modelo de negócio vending machine, permite a
instalação em condomínios, centros comerciais, clubes, sem necessidade de
funcionários, o autoatendimento colabora para que o franqueado faça a gestão e
o abastecimento da máquina conforme demanda.
Investimento inicial: a partir de R$ 37.000 por máquina (são necessárias
3 máquinas para a implantação do projeto)
Faturamento médio mensal: a partir R$
10.000 por máquina
Prazo estimado de retorno: de 12 a 18 meses
Bendito
A cafeteria
premium Bendito é
especializada em cookies, brownies e cafés gourmets. Dentro do conceito de
confeitaria fina, a marca trabalha com receitas exclusivas e o mais puro
chocolate belga Callebault, o que garante requinte e originalidade do produto final.
No franchising desde 2017, a rede tem atualmente nove lojas, todas no estado do
Rio de Janeiro, e oferece três modelos de negócios: lojas de rua, quiosque e o
modelo de microfranquia com o Carrinho Bendito, na qual o próprio franqueado
pode operar, sem necessidade de contratar funcionário.
Investimento inicial: R$ 60.000
Faturamento médio mensal: R$ 12.000
Prazo estimado de retorno: 24 a 36 meses
market4u
Fundado em 2020, a market4u é
uma rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e
residenciais, proporcionando comodidade e segurança para as pessoas por meio de
lojas que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de
atendentes. Para a operação das lojas, o franqueado é responsável apenas pela
administração e reposição de estoque que varia conforme o perfil dos
consumidores. Classificado pela ABF como a maior microfranquia do Brasil,
possui mais de 2 mil unidades em operação em 24 estados brasileiros e para
2024, prevê alcançar um faturamento de R$ 340 milhões.
Investimento inicial: a partir de R$ 75.000
Faturamento médio mensal: R$ 10.000 a R$
15.o00 por unidade
Prazo estimado de retorno: 16 a 24 meses
Fonte:
Exame