A
campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres
e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do
câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero
O
diagnóstico precoce, ainda, é a maior arma para diminuição da mortalidade
pelo câncer de mama.
Independente
da idade, todas as mulheres devem conhecer seu próprio corpo para saber o que é
e o que não é normal em suas mamas. A mulher precisa se observar para estar
atenta a qualquer mudança no seio. Aproximadamente, 80% dos tumores são
descobertos pelas próprias mulheres através do toque.
O movimento OUTUBRO ROSA teve sua origem nos Estados Unidos, depois do
Congresso Nacional daquele país ter determinado o mês da prevenção desta
doença.
O símbolo do OUTUBRO ROSA é um laço ou fita rosa, algo que começou graças a
Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de
sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991, na cidade de Nova Iorque.
No Brasil, um dos grandes marcos da CAMPANHA OUTUBRO ROSA foi a iluminação de
Rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano de 2002.
Na foto, parte da equipe da M&M, homens e mulheres, envolvidos na Campanha.
