Saiba como organizar
suas tarefas e manter o equilíbrio sem comprometer a saúde
A sobrecarga no trabalho é uma
realidade comum, causada pela alta demanda de tarefas e pela pressão constante
por resultados. Essa situação gera cansaço físico e mental, afetando
diretamente a produtividade e o bem-estar dos profissionais. A sensação de
esgotamento se agrava quando há má gestão do tempo e prioridades e faltam
recursos adequados, como tempo e equipe.
Vistos os prejuízos da
sobrecarga no trabalho, confira, a seguir, como evitá-la:
1. Priorize as tarefas essenciais
Classifique suas atividades em
ordem de importância e prazos. Focar primeiro o que é urgente ou relevante
evita sobrecarga mental. Para isso, "liste as coisas que faz, os papéis que
desempenha e analise sua agenda de compromissos para identificar onde seu tempo
está, de fato, sendo empregado. Sem essa base de informações precisas, fica
difícil estabelecer as prioridades", diz Monica Machado, psicóloga, fundadora
da Clínica Ame.C e pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental.
2. Estabeleça limites claros
Saiba dizer "não" quando
necessário. Definir limites no ambiente de trabalho é fundamental para evitar
o acúmulo de responsabilidades que não são suas. Negocie prazos realistas e
explique, de maneira assertiva, o impacto de assumir mais tarefas sem tempo
hábil.
3. Faça pausas
regulares
Mesmo em dias corridos, reserve
tempo para pequenas pausas. Elas ajudam a renovar o foco e a energia,
prevenindo o cansaço mental. Uma pausa de cinco minutos por hora pode aumentar
sua produtividade e ajudar a lidar melhor com as demandas.
"Nas empresas,
devem existir momentos que sirvam para diminuir a tensão, por isso você tem seu
horário de almoço e pausa para o café. Sem esses momentos de folga, as pessoas
começam a produzir menos. Aproveite esses espaços para fazer alguns exercícios
de relaxamento ou jogar conversa fora com os colegas de trabalho", sugere o
psicólogo César A. S. Borella.
4. Delegue responsabilidades
Se possível, delegue parte
de suas tarefas para colegas ou subordinados. Centralizar tudo em si pode
aumentar a sobrecarga e atrasar as entregas. "Defina o que pode ser feito por
outras pessoas, o que só pode ser feito por você e elimine de vez tudo que só
te faz perder tempo", recomenda a psiquiatra Danielle H. Admoni, supervisora na
residência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) e especialista
pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
5. Pratique a gestão de tempo
Use técnicas de gestão de
tempo, como a Pomodoro,
para dividir suas atividades em blocos. Trabalhar por períodos concentrados,
seguidos de pequenos intervalos, ajuda a manter o foco e a concluir tarefas sem
o acúmulo de pendências, aliviando a sensação de sobrecarga.
Fonte:
Correio Brasiliense