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Resumo:
Diversos ramos de atividade estão
disponíveis para investidores interessados em franquias, com valores de
investimento variados. Um dos pontos importantes é a análise cuidadosa dos
documentos antes de assinar o contrato.
Quem deseja investir em uma franquia tem
muitos ramos de atividade e valores de investimento disponíveis. E o ano de
trabalho já começou para as franqueadoras, que estão selecionando franqueados
para todo o Brasil.
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"O processo de seleção talvez seja a etapa
mais importante do relacionamento entre o franqueado e a franqueadora, porque é
nesse momento que o investidor entende como as empresas trabalham, quais são seus
valores e objetivos, a estrutura oferecida, o mercado em que atuam e as
atividades que realizará no dia a dia. Ele precisa fazer todas as perguntas que
lhe permitam ter parâmetros para a tomada de decisão", diz Melitha Novoa Prado,
advogada com 35 anos de experiência em franchising, sócia do escritório Novoa
Prado Maciel Pinheiro Advogados.
Em relação aos cuidados para abrir uma
franquia, a advogada aconselha que se analisem os documentos com cautela,
negociando cláusulas contratuais que se considerem impraticáveis. "O contrato
de franquia não é de adesão e existem pontos que podem ser negociados entre as
partes. Por isso, é fundamental que o franqueado leia tudo e só assine o
documento após ter esclarecimento do processo", alerta.
Ela também diz que uma boa conversa com
franqueados e ex-franqueados da rede esclarece os pontos fracos e fortes da
marca e mostra se vale a pena investir. "Todas as redes oferecem pontos
positivos e negativos e é preciso entender se os déficits são superáveis. Mas é
preciso entrar no negócio conhecendo as suas regras e tendo o maior número de
informações possível", aconselha.
Existem franquias em todas as faixas de
investimento e, aqui, selecionamos 12 marcas em plena expansão para todo o
Brasil.
Norah
Acessórios
Rede pernambucana de bijuterias e acessórios com 12 lojas próprias (quatro no
estado de São Paulo e oito em Pernambuco) e uma franqueada (Pernambuco). Tem
como diferencial o valor acessível das peças ofertadas, que são repostas
semanalmente, levando ao consumidor novidades de forma recorrente. Oferece três
formatos de negócios, dentre eles uma micro franquia.
Investimento inicial: R$ 96 mil (quiosque),
com taxa de franquia, instalações e estoque inicial a R$ 196 mil (loja em
shopping)
Faturamento médio mensal: Entre R$ 80 mil e
R$ 100 mil
Prazo de retorno: 12 meses
Doutor
Hérnia
Rede de clínicas especializadas no tratamento de coluna vertebral e
não-cirúrgico de hérnia de disco, com 220 unidades franqueadas pelo Brasil e
uma nos Estados Unidos. O franqueado não precisa ser um fisioterapeuta para
atuar na franquia, podendo ser gestor da unidade e atuar como captador
comercial, inclusive à distância.
Mais da metade da rede é multifranqueada,
gerindo suas unidades com apoio de equipe bem treinada. Tem metodologia
exclusiva, com uso de equipamentos que permitem a padronização do tratamento de
reabilitação do paciente.
Investimento inicial: R$ 130 mil, com taxa
de franquia, equipamentos e instalações
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil, com
lucratividade de 50%
Prazo de retorno: Entre 7 e 9 meses
Unhas
Club
A Unhas Club é uma microfranquia que oferece serviços variados de tratamento e
embelezamento de unhas para todas as necessidades femininas e masculinas. Tem
como diferencial a alta qualidade dos serviços prestados, a experiência do
cliente e o clube de assinaturas.
Investimento inicial, incluindo taxa de
franquia: R$ 107,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: a partir de 24 meses
Nutty
Bavarian
Fundada no Brasil em 1996, a Nutty Bavarian, famosa pelas castanhas glaceadas
mais cheirosas do Brasil, conta hoje com mais de 170 unidades (lojas e
quiosques), em vários estados brasileiros. Além do formato mais tradicional da
marca - quiosque instalado dentro de shoppings, aeroportos e grandes varejistas
-, a rede oferece outros modelos de franquias para atender às necessidades de
diferentes locais.
Investimento inicial (taxa de franquia +
estrutura + capital de giro): R$ 114,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
FrogPay
É uma fintech que oferece também franquias de maquininhas - a FrogFranquia -,
proporcionando soluções financeiras completas e descomplicadas. Combina a
praticidade dos recebimentos presenciais com as vantagens de um banco 100%
digital, garantindo segurança e tranquilidade por meio de contas Premium. Tem
como missão romper com as burocracias e taxas convencionais, proporcionando um
relacionamento financeiro moderno e personalizado. Atualmente conta com 80
unidades em todo o Brasil.
Investimento inicial: R$ 4.999,00
Faturamento médio mensal: R$ 1.000.000,00
Prazo de retorno: 1 mês
Dr.
Shape
A Dr. Shape é uma rede com 70 lojas de suplementos alimentares e artigos
esportivos no Brasil e uma em Portugal, com 23 anos de mercado. Tem
oportunidades para todo o Brasil, em lojas de rua ou de shoppings.
Investimento inicial: a partir de R$ 250
mil, com estoque inicial e instalação
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno: 36 meses
Mineiro
Delivery
A Mineiro Delivery é uma rede de comida brasileira na caixinha. Atuando
exclusivamente com o sistema de entregas (delivery), a marca consegue otimizar
sua operação a partir de uma dark kitchen, ou seja, na mesma cozinha ele poderá
implantar mais marcas do mesmo grupo, ampliando seus resultados de vendas: O
Tropeiro, SandubUai e Casa di Itália. Para viabilizar novas lojas, a Mineiro
Delivery parcelará em dez vezes a taxa de franquia para novos franqueados. O
valor da taxa é de R$ 35 mil para implantação da marca Mineiro Delivery ou R$
55 mil para a dark kitchen, com outras marcas além dessa.
Investimento inicial: a partir de R$ 185
mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações
Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
Prazo de retorno: Entre 18 e 24 meses
Vogar
Empreendimentos Franchising
A Vogar Empreendimentos é uma franquia de loteadoras do Brasil. A empresa é
especializada em loteamentos, condomínios fechados, bairros planejados,
chacreamentos e complexos logísticos industriais. A Vogar busca empreendedores
visionários, com olhar estratégico para identificar oportunidades, antecipar
tendências do mercado imobiliário e planejar o desenvolvimento de áreas que
atendam às necessidades futuras. O negócio é altamente rentável, com margens
que chegam a 40% do valor total do loteamento.
Investimento inicial: a partir de R$
49.900,00 (modalidade Terrenista, proprietário da área), R$ 149.000,00
(adquirir sua própria loteadora, e desenvolver loteamentos)
Faturamento médio mensal: R$ 200 mil (a
partir da incorporação imobiliária)
Tempo de retorno: Entre 6 e 18 meses
Tintas
MC
A Tintas MC, rede de lojas de tintas com mais de 220 unidades pelo Brasil, está
em plena expansão, visando muito as regiões norte e nordeste. A rede possui
três modelos de negócios: Tradicional, Shop in Shop e Conversão de Loja. A
marca também conta com sua marca própria de tintas que vem fortalecendo ainda
mais o negócio.
Investimento - a partir de R$ 450 mil (loja
tradicional)
Faturamento médio mensal - a partir de R$
180 mil (até 2 anos) e R$ 350 mil (a partir de 30 meses)
Retorno do investimento - 24 a 36 meses
Budda
Spa
Fundada em 2001 por Gustavo Albanesi e Jayme Santos, ex-executivos do mercado
financeiro, o Buddha Spa é uma rede de spas urbanos da América Latina, com 109
unidades em várias cidades brasileiras, a rede tem por objetivo levar seu
modelo de negócio para capitais e interior do país.
Investimento - a partir de R$ 600 mil
Faturamento médio mensal - R$ 160 mil
Royalties: 6% do faturamento
Prazo de retorno do investimento: de 24 a
36 meses
Farmelhor
Fundada em 2011, no estado de Minas Gerais, a rede de franquia possui mais de
470 unidades em operação e está presente em todos os estados do país.
Investimento: R$ 150 mil (lojas de
conversão) e R$ 450 mil (novas lojas)
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
Prazo de retorno do investimento: a partir
de 18 meses (conversão) e 30 meses (nova loja)
Sorvetes
Rochinha
As lojas da tradicional marca paulista são chamadas de Praça Rochinha e remetem
ao clima litorâneo e descontraído. Oferecem sorvetes de massa e de picolés, com
opções zero açúcar, além de açaí, milk shakes e os Mini Rochinhas, sorvetes de
bolinhas congelados com nitrogênio líquido a -40 graus. A marca tem 40 anos de
história e começou o processo de expansão em franquias em 2016.
Investimento: a partir de 250 mil
Faturamento médio mensal: 75 mil
Tempo médio de retorno: 24 meses
Fonte:
Terra