A plataforma Gov.br possui três níveis de segurança: bronze, prata e
ouro. Quanto maior o nível da conta, maior a segurança da validação dos dados
Os usuários do portal de serviços
digitais do governo federal Gov.br terão
uma caixa postal individual dentro da plataforma para receberem comunicados
diretamente de órgãos públicos federais.
A nova
ferramenta é gratuita e foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da
Inovação em Serviços Públicos (MGI). A caixa postal será automaticamente criada
dentro da área pessoal de todos os cidadãos já cadastrados na plataforma
Gov.br. O usuário não precisará fazer nada para ter acesso às mensagens.
O secretário
de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos
(MGI), Rogério Mascarenhas, comentou que a comunicação será personalizada para
cada cidadão, com conteúdo de interesse direto de cada pessoa.
"Quando falamos de governo
digital, a impressão que queremos dar ao cidadão que se relaciona com o governo
é que ele tem um governo só para ele. Isto porque chegaremos a um nível de
customização dos serviços olhando exatamente para este momento de vida dele."
Canal
unificado e seguro
Pela nova caixa postal do Gov.br, os órgãos públicos poderão encaminhar
comunicados diretamente à pessoa com quem querem falar e por meio de apenas um
canal unificado do próprio governo federal.
O Ministério
da Gestão e da Inovação destaca que a caixa postal tem outra vantagem que é a
garantia de segurança ao usuário, que poderá ter confiança de que a mensagem
recebida não é falsa ou uma tentativa de fraude.
"À medida
que o cidadão entra na ferramenta GOV.BR, autenticada por ele, permitirá
inclusive, que informações sejam checadas neste ambiente", diz secretário de
Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos
(MGI), Rogério Mascarenhas.
Na outra
ponta, a administração pública federal terá certeza de que não passará
informações a potenciais fraudadores tentando tirar vantagem de serviços a que
não têm direito, porque as contas gov.br têm duplo fator de verificação, como a
biometria facial da carteira de motorista (CNH) e dados bancários (internet
banking ou banco credenciado).
Universo.
A plataforma Gov.br possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro.
Quanto maior o nível da conta, maior a segurança da validação dos dados do
usuário, o que pode possibilitar acesso a mais tipos de serviços e transações
digitais pelo Gov.br. Do total de cidadãos brasileiros cadastrados, 94,8
milhões são usuários de prata e ouro.
Somente os
usuários com cadastro com selos de confiabilidade nível prata e ouro poderão
acessar a caixa postal da plataforma. O acesso poderá ser acessado diretamente
pelo aplicativo e pelo site Gov.br.
O Ministério
da Gestão e da Inovação orienta o cidadão a baixar o aplicativo Gov.br e ativar
as notificações no próprio smartphone ou tablet.
Serviços
O Gov.Br possibilita o acesso a 4,5 mil serviços digitais. Entre os serviços
que podem ser comunicados na nova caixa postal estão o prazo do alistamento
militar obrigatório ao cidadão de 18 anos do sexo masculino; campanha de
vacinação para proteção individual contra diversas doenças; pagamento de
benefícios como o programa Bolsa Família, Seguro Desemprego, direito à
aposentadoria por tempo de contribuição, salário maternidade, etc.
O Ministério
da Gestão adiantou que a estreia da caixa postal do Gov.br deve ocorrer no
chamamento individualizado dos candidatos aprovados do bloco temático 8, de
nível médio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e na convocação para
os cursos de formação dos candidatos de nove cargos de nível superior do
certame com devidas orientações para os próximos passos.
Além da nova ferramenta, os
candidatos serão informados por outros canais oficiais, como o Diário Oficial
da União (DOU) e a área do candidato,
no site do certame.
Rogério
Mascarenhas explica que as comunicações dos serviços do governo federal
continuarão pelos canais habituais, mesmo após a estreia da nova ferramenta.
"A ideia não
é limitar, mas ter um canal mais seguro que a gente possa fazer a comunicação
personalizada, à medida em que a gente vai automatizando o sistema e gerando a
informação para que o usuário possa confirmar a veracidade da informação
recebida."
Fonte:
Folha de Pernambuco, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil