Desde
1980, a Receita Federal utiliza a imagem do leão como símbolo do Imposto de
Renda. A campanha publicitária criada pela agência DPZ&T, em 1979, trouxe a
imagem do 'rei da selva' para a propaganda institucional.
A decisão de usar o leão como personagem nessa campanha publicitária
levou em consideração a imposição de respeito, a força do animal e os sentidos
de justiça, lealdade e punição em situações de defesa, de acordo com o livro
História do Imposto de Renda no Brasil, da Receita Federal.
A primeira peça institucional
do leão foi divulgada em janeiro de 1980 em jornais e revistas. O objetivo era
apresentar o leão ao contribuinte. No mesmo mês, foi veiculado um filme
publicitário na televisão.
Ao longo dos meses de fevereiro a maio de 1980, o leão foi
utilizado para avisar os contribuintes sobre as etapas do Imposto de Renda. O
leão apareceu nas campanhas institucionais do Fisco durante 10 (dez) anos.
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O
impacto da campanha publicitária chegou ao ponto de o termo ser incorporado aos
dicionários. O Houaiss define "Leão" como o órgão responsável pela arrecadação
do Imposto de Renda.
No Aurélio, a palavra é descrita como o órgão arrecadador desse
tributo. Já o Dicionário da Academia Brasileira de Letras apresenta "Leão" como
a entidade encarregada de recolher o Imposto de Renda.
"Pelos conceitos emanados dos dicionários, verifica-se a relação
do leão com o Imposto de Renda e não especificamente com a Receita Federal.
Também se observa que o felino é ligado à arrecadação, embora, no início, a
afinidade fosse forte com a fiscalização", afirma o Fisco no livro História do
Imposto e Renda no Brasil.
"Embora a Receita Federal não use mais a figura do leão, a
imagem do símbolo ficou guardada na mente dos contribuintes, numa das mais
bem-sucedidas peças publicitárias da mídia brasileira", complementa a
instituição.
Campanhas publicitárias antigas, como a do leão do Imposto de
Renda, têm a capacidade de se fixar na memória da população por conta do uso de
mídias tradicionais como a televisão, rádio, jornais e revistas, afirma o
professor de Branding e Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing
(ESPM), Marcos Bedendo.
O especialista explica que essa memória é criada por meio do uso
massivo do personagem em inserções publicitárias atreladas ao contexto específico,
neste caso, à declaração do Imposto de Renda.
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"A campanha conseguiu alinhar uma comunicação de marca a uma
situação específica. Então, toda vez que tinha aquela situação específica, as
pessoas se lembravam da marca. E isso ficou muito difícil hoje com a fragmentação
da mídia. Por isso, as marcas que têm esses personagens criados no passado",
diz Bedendo.
Fonte:
CNN