Estudo do Sebrae mostra também que a ferramenta
digital preferida dos empreendedores é o WhatsApp, seguida pelo Instagram, que
ultrapassou o Facebook
Quase metade dos
micro e pequenos empresários (48%) já pagou para fazer propaganda nas redes
sociais ou em outros canais da internet, aponta a 9ª edição da Pesquisa Pulso
dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae.
As micro e pequenas empresas (MPE) são as que mais
investem nesse tipo de divulgação, com 59% dos respondentes indicando realizar
esse tipo de ação; já entre os microempreendedores individuais (MEI), a
proporção dos que dizem reservar parte dos seus recursos para promover as
vendas no meio digital é de 39%.
O estudo indica ainda que a proporção de pequenos
negócios que vende utilizando qualquer tipo de ferramenta digital mantém-se na
casa dos 70%, resultado semelhante ao das três últimas edições da pesquisa.
Neste levantamento mais recente, que entrevistou
donos de pequenos negócios de todo o país no período de 25 de novembro a 17 de
dezembro de 2024, setores como indústria alimentícia, serviços pessoais (como
diaristas, cuidadores, chaveiro e profissionais de reparos, por exemplo),
saúde, educação e economia criativa lideram o ranking das atividades que mais
injetam recursos em propaganda paga nos meios digitais.
Outro recorte importante da Pulso mostra que a
energia dos empreendedores está aplicada em um ambiente virtual em particular:
o das redes sociais, com destaque para o Instagram que, com 60% da preferência
dos entrevistados, ultrapassou o Facebook, cujo desempenho caiu de 40% para
34%, ficando em segundo lugar na lista de canal mais utilizado pelos
empreendedores.
O WhatsApp ainda é o favorito dos empresários, com
81% de apontamentos na pesquisa. Cada entrevistado podia indicar mais de um
canal que utiliza.
"Percebemos que o legado da pandemia é a
digitalização das empresas. O Instagram aumentou a sua participação no
e-commerce nos últimos três anos, passando o Facebook, que detinha uma parte
considerável dos empresários", explica Kennyston Lago, analista de Pesquisa e
Gestão do Conhecimento do Sebrae. "As plataformas digitais são um vasto campo
de oportunidades. O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor
nas compras on-line e o crescimento de soluções financeiras acessíveis
impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos", complementa.
Fonte:
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/metade-dos-pequenos-negocios-investe-em-propaganda-paga-na-internet