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Governo vai enviar notificações personalizadas pelo GOV.BR quando um certificado digital for emitido


Publicada em 14/08/2025 às 16:00h 

O Governo Federal está notificando, desde o final de julho/2025, os usuários do GOV.BR sempre que um certificado digital é emitido no nome da pessoa. As mensagens personalizadas serão encaminhadas pela Caixa Postal GOV.BR e estarão disponíveis tanto no aplicativo quanto no portal da plataforma do governo federal. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

"Esta é uma ação de segurança que pode beneficiar as mais de 169 milhões de pessoas que utilizam o GOV.BR", afirma a secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti. "Com um certificado digital, o usuário tem acesso a uma conta Ouro na plataforma, podendo assinar documentos com validade jurídica, transferir carros e abrir empresas. Desta forma, caso haja indício de fraude, as pessoas podem se proteger a tempo", explicou Roncaratti.


Nota M&M:
A M&M emite Certificados Digitais Safeweb, tanto o e-CPF (para as pessoas físicas), quanto o e-CNPJ (para as pessoas jurídicas) para pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail: 

certificado@mmcontabilidade.com.br ou pelo WhatsApp (51) 3349.5050.

Para acessar a mensagem, os usuários devem ter uma conta prata ou ouro na plataforma de serviços do governo federal. "Utilizar o aplicativo GOV.BR é uma vantagem, pois as pessoas são notificadas via push sempre que uma nova mensagem é recebida", complementa a secretária adjunta.

"A implementação realizada pelo ITI representa um avanço importante na proteção da identidade digital dos cidadãos", afirma Pedro Pinheiro Cardoso, diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI. "Ao tornar essa informação acessível e imediata, aumentamos a transparência e fortalecemos a segurança do ecossistema da certificação digital, permitindo maior controle por parte do cidadão, que, em caso de dúvidas ou suspeita de fraude, pode acionar imediatamente a entidade emissora do certificado digital."


Nota M&M:
 Quer saber mais sobre Certificado Digital? Aproveite e entre para o nosso grupo do WhatsApp e receba gratuitamente informações sobre o tema. Para entrar no grupo do WhatsApp basta clique aqui Se tiver alguma dificuldade, envie um WhatsApp para (51) 3349-5050. com a mensagem "quero entrar no grupo de WhatsApp do Certificado Digital". Emitimos Certificados Digitais Safeweb, tanto o e-CPF (para as pessoas físicas), quanto o e-CNPJ (para as pessoas jurídicas) para pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil.

Caso a pessoa não reconheça o certificado digital, ela deve entrar em contato com a Autoridade Certificadora que fez a emissão imediatamente, conforme as informações que são encaminhadas pela mensagem na Caixa Postal. Além disso, também é possível entrar em contato com o governo por meio do Fala.BR. Para consultar todos os certificados emitidos em seu nome, acesse meucertificado.iti.gov.br.

Caixa Postal GOV.BR

Lançada em fevereiro deste ano pelo MGI em parceria com o Serpro, a Caixa Postal GOV.BR permite o envio de informações personalizadas do governo para cada pessoa usuária da plataforma, de maneira integrada e centralizada, sem o risco de fraudes. A funcionalidade está disponível para todos os órgãos da Administração Pública Federal, que podem solicitar à Secretaria de Governo Digital a integração com a ferramenta.

Fonte: Tiinside, com edição do texto pela M&M Assessoria Contábil








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