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Carteira de Trabalho perdida ou roubada - chance de recuperar


Publicada em 30/08/2025 às 10:00h 

Têm 39 mil Carteiras de Trabalho (CTPS) físicas (em papel) recuperadas e estão disponíveis para a retirada

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibiliza para consulta 39 mil carteiras de trabalho físicas que foram perdidas ou roubadas e posteriormente devolvidas às unidades regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Os trabalhadores podem verificar se o documento está disponível por meio do sistema, a partir do link:  https://ctps-recuperadas.trabalho.gov.br/login

Caso a carteira seja localizada, o cidadão deve agendar atendimento e comparecer a uma unidade do Ministério do Trabalho e Emprego, levando um documento de identificação, para realizar a retirada. O agendamento está disponível no sistema, com acesso a partir do link:  https://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Segundo a chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, Andressa Lemos Rodrigues, a carteira física ainda é necessária em situações específicas. "Muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações", explica.

Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital substituiu a versão física na maioria das contratações. A emissão do documento físico é feita apenas em casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou registros de vínculos anteriores à digitalização.

A versão digital, disponível pelo aplicativo ou no portal Gov.br, elimina a necessidade de anotações em papel, já que as informações são registradas eletronicamente pelo empregador por meio do eSocial.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego, com edição do texto pela M&M Assessoria Contábil








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