Têm 39 mil Carteiras de Trabalho (CTPS) físicas (em
papel) recuperadas e estão disponíveis para a retirada
O Ministério do Trabalho e
Emprego (MTE) disponibiliza para consulta 39 mil carteiras de trabalho físicas
que foram perdidas ou roubadas e posteriormente devolvidas às unidades
regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Os trabalhadores podem verificar
se o documento está disponível por meio do sistema, a partir do link: https://ctps-recuperadas.trabalho.gov.br/login
Caso a carteira seja
localizada, o cidadão deve agendar atendimento e comparecer a uma unidade do
Ministério do Trabalho e Emprego, levando um documento de identificação, para realizar
a retirada. O agendamento está disponível no sistema, com acesso a partir do
link: https://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam
Segundo a chefe da Divisão da
Coordenação de Identificação e Registro Profissional do Ministério do Trabalho
e Emprego, Andressa Lemos Rodrigues, a carteira física ainda é necessária em
situações específicas. "Muitos trabalhadores precisam da carteira física para
comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações", explica.
Desde 2019, a Carteira de
Trabalho Digital substituiu a versão física na maioria das contratações. A
emissão do documento físico é feita apenas em casos excepcionais, como para
servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou registros
de vínculos anteriores à digitalização.
A versão digital, disponível
pelo aplicativo ou no portal Gov.br, elimina a necessidade de
anotações em papel, já que as informações são registradas eletronicamente pelo
empregador por meio do eSocial.
Fonte: Ministério do Trabalho e
Emprego, com edição do texto pela M&M
Assessoria Contábil