Mudanças valem a partir de dezembro/2025. Ministério do
Turismo também lançou novo sistema que permite que o viajante faça o check-in
digitalmente antes de chegar ao estabelecimento.
O Ministério do
Turismo publicou uma portaria no dia 16 de setembro de 2025 definindo novas
regras envolvendo os horários de entrada e saída de hóspedes e a rotina de
limpeza dos meios de hospedagem no Brasil.
O órgão também
lançou um sistema que permite que os viajantes realizem o check-in digitalmente
antes de chegarem ao estabelecimento, chamado de Ficha Nacional de
Registro de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital).
??Uma das novas normas da portaria regulamenta uma
prática que já é comum nos hotéis: reduzir o tempo da diária para realizar
serviços de limpeza.
??O preço das diárias continua sendo calculado sobre 24
horas, mas a portaria estabelece que o hotel pode usar até três horas
desse período para fazer a higienização do quarto.
?? Na prática, isso significa que o hóspede pode
permanecer por pelo menos 21 horas no local por diária.
??Por exemplo, se o check-in for permitido a partir das
15h, o limite do check-out não pode acontecer antes do meio-dia.
As normas sobre
horários e rotina de limpeza devem ser implementadas por hotéis, pousadas,
flats e outros meios de hospedagem até a segunda quinzena de dezembro/2025,
quando a regra entra em vigor.
"São regras
básicas de higiene, agora detalhadas em uma portaria específica. Os meios de
hospedagem que não se adequarem no prazo poderão ser multados ou processados
por órgãos de defesa do consumidor, ou pelo governo", explica Maximilian
Paschoal, advogado especializado em direito do consumidor e sócio do Pinheiro
Neto Advogados (SP).
Plataformas como
o Airbnb não se enquadram na definição
oficial de meios de hospedagem e, por isso, não estão sujeitas diretamente às
novas exigências, explica Maximilian. Mesmo assim, elas continuam obrigadas a
cumprir as regras do direito do consumidor, segundo o especialista.
Outros pontos
definidos pela portaria
a limpeza deve
incluir, no mínimo: higienização completa, troca de roupas de cama e de
toalhas;
durante a sua
estadia, o hóspede pode dispensar a limpeza, desde que isso não comprometa as
condições sanitárias do hotel;
os hotéis decidem
sobre horários de check-in, check-out e limpeza, mas deve comunicá-los no
momento da reserva (regra que também vale para agências e plataformas que atuam
como intermediários);
entrada antecipada
ou saída tardia são permitidas e podem ser cobradas, desde que informadas
previamente ao hóspede.
Ficha Nacional de
Registro de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital)
A outra novidade
anunciada pelo Ministério do Turismo é a Ficha Nacional de Registro de
Hóspedes eletrônica (FNRH Digital).
O documento já era
obrigatório, mas antes era preenchido em papel. Com a mudança, hóspedes poderão
adiantar o processo com o pré-check-in digital e evitar filas.
O sistema já está
disponível, mas ainda não é obrigatório para hóspedes nem para os
estabelecimentos.
Segundo o Ministério
informou ao g1, uma nova portaria deve ser publicada em breve para definir
mais detalhes.
Veja a seguir o
passo a passo para acessar o sistema, segundo um manual divulgado pelo governo.
Como acessar a FNRH
Digital
1. Acesse o site do
sistema FNRH, por esse link ou pelo QR Code
disponibilizado pelo meio de hospedagem.
2. Faça login com
uma das opções:
conta Gov.br (mais
simples e gratuita, com CPF e senha);
certificado digital
físico (cartão inteligente ou token). Para isso, instale o software do
dispositivo, conecte-o ao computador e insira a senha (PIN);
certificado digital
em nuvem (ex.: SerproID, Serasa Experian, SafeID)- siga as instruções do
serviço contratado.
Como fazer o
pré-check-in
1. Registre a sua
reserva:
clique em "Minhas
Reservas";
adicione o código da
reserva, datas de início e fim da estadia e o tipo de meio de hospedagem e
salve.
2. Siga os passos do
pré-check-in:
selecione a reserva
e clique em "Meu pré-check-in";
confira os dados de
viagem e, se estiverem certos, clique em "Iniciar pré-check-in";
revise seus dados
pessoais e seus contatos e, se estiverem certos, clique em "Avançar";
selecione o motivo
da viagem, o meio de transporte, aceite os termos e clique em "Enviar
pré-check-in";
o sistema deve
confirmar o envio e atualiza o status da reserva.
Como fazer o
pré-check-in de dependentes
Além do próprio
hóspede, o sistema permite registrar acompanhantes ou familiares que vão se
hospedar juntos.
1. Inclua um
dependente:
Clique em "Meus
Dependentes" no menu inicial;
Selecione "Incluir
dependente" e preencha os dados: tipo e número do documento, nome
completo, data de nascimento, gênero, nacionalidade e país de nascimento;
Clique em "Salvar" para
registrar o dependente no sistema;
Dependentes já
cadastrados podem ser alterados ou removidos conforme necessidade. Ao clicar em
"Alterar" na lista, você pode editar todos os dados, excetivo o tipo e o número
do documento.
2. Faça o
pré-check-in:
No detalhamento da
reserva, clique em "Pré-check-in de dependente";
Selecione o
dependente, revise os dados (como nome social, gênero e nacionalidade) e clique
em "Enviar pré-check-in";
O status da reserva
do dependente deve ser atualizado e o processo concluído.
Fonte: G1