Ferramenta fornece dados a partir de notas fiscais para sugerir produtos,
comparando preços e analisando desempenho da empresa

Aplicativo Minha Empresa
está disponível gratuitamente para login
Você tem uma
microempresa ou empresa de pequeno porte? Se sim, sabia que pode acessar uma
ferramenta gratuita do governo do Estado do RS que usa inteligência artificial
para auxiliar no gerenciamento do seu negócio, sugerindo produtos para venda,
comparando os preços com os do mercado e fornecendo dados do desempenho do
estabelecimento?
Trata-se do
aplicativo Minha Empresa, que, em pouco mais de dois anos, já soma 112,7 mil
empresas cadastradas. Criado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da
Receita Estadual do RS, e pela Procergs, o app busca apoiar a
competitividade e a sustentabilidade dos negócios gaúchos. O Rio Grande do
Sul é o primeiro estado brasileiro a desenvolver uma solução digital desse tipo
para os contribuintes.
"Cada vez mais
vemos a conquista de espaço das micro e pequenas empresas, que movimentam a
economia, geram renda e amplificam o acesso ao mercado de trabalho. Esse é o
público que mais precisa de ajuda para crescer. E nós queremos fazer isso
colocando a inteligência de dados a serviço desses empreendedores e
empreendedoras", explica o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves
Pereira.
"A ferramenta
foi desenhada para aqueles que não têm estrutura de sistemas ou de pessoal para
pensar a gestão. Essa é uma forma de impulsioná-los e de oferecer recursos para
que possam se desenvolver de forma mais plena", complementa a chefe da Divisão
de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual, Rachel Krug Einsfeld.
A solução
digital, que tem o potencial de chegar a 200 mil empresas, pode ser baixada e
acessada gratuitamente via login gov.br.
"A iniciativa
é muito bacana porque facilita que as empresas estruturem sua gestão com dados
que vêm direto da fonte. As melhorias que vieram por aí ajudarão muito na
tomada de decisões pelos administradores", avalia o gerente de Competitividade
Setorial do Sebrae, Augusto Martinenco, destacando que a entidade trabalha com
pequenas empresas e participou das discussões para a construção do app.
Conheça abaixo
os principais recursos da ferramenta, que também estão detalhados no site do Minha
Empresa.
Recomendações de produtos com inteligência
artificial
Está sem
ideias de como variar a oferta de produtos, mas quer mudar o portfólio? Por
meio de inteligência artificial, o Minha Empresa recomenda itens com potencial
de venda, a partir do que outros estabelecimentos do mesmo ramo e da mesma
região estão comercializando - novidade que passou a valer em agosto. As dicas
são personalizadas para cada negócio a partir de dados das notas fiscais
eletrônicas, subsidiando decisões mais seguras e minimizando os riscos de
entrada em um novo nicho.
As
recomendações são atualizadas diariamente. O(a) empreendedor(a) pode marcar as
sugestões como irrelevantes ou salvá-las para analisar mais tarde.
Até 10 produtos são exibidos por dia na lista de
ideias. E, para cada item, é possível consultar o preço médio de compra e de
venda em diferentes regiões do estado pela ferramenta Monitor de Preço. O
recurso permite identificar oportunidades de melhoria nas margens de lucro,
planejar estratégias mais competitivas e rever negociações com fornecedores.
Em breve,
outras novidades serão disponibilizadas: será possível ter acesso a previsões
de vendas com base em dados históricos e sazonalidades, além de contar com um
assistente inteligente.
Fluxo financeiro e relacionamento
A página
principal do aplicativo traz o dashboard da empresa, com
informações gerenciais sobre o funcionamento. Ela apresenta gráficos e
indicadores com um resumo geral de dados relevantes, que podem ser detalhados
em outras abas.
A área de
operações permite uma série de consultas sobre compras e vendas da empresa, que
podem ser classificadas em diferentes modalidades, como vendas líquidas,
compras líquidas ou número de notas emitidas. Na página de produtos, estão os itens
mais adquiridos e mais comercializados. E, na seção de relacionamento, é
possível conferir os clientes e fornecedores com quem a empresa mantém relações
comerciais de forma mais constante.
Os
empreendedores podem fazer pesquisas por filtro de tempo e conferir um ranking dos
produtos, dos clientes e dos fornecedores.

Auxílio para o cumprimento de obrigações
O Minha
Empresa também incentiva os contribuintes a cumprirem suas obrigações,
estimulando a conformidade tributária. Por meio dele, é possível fazer o
recadastramento obrigatório anual, receber notificações sobre débitos e
parcelas vencidas e conferir avisos direcionados ao estabelecimento, como
oportunidades de regularização ou alertas de exclusão do regime.
O app busca
ainda descomplicar uma tarefa obrigatória para as empresas do Simples Nacional:
o preenchimento do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples
Nacional (PGDAS), declaração obrigatória que deve ser entregue mensalmente à
Receita Federal. De forma proativa, a Receita Estadual gera um demonstrativo
confeccionado com informações dos documentos fiscais eletrônicos emitidos pela
empresa. É uma espécie de "declaração pré-preenchida", em que o fisco gaúcho
fornece o cálculo das atividades de ICMS para auxiliar na prestação de contas,
exatamente da mesma forma com que são solicitadas pelo PGDAS. Em breve, a
ferramenta passará a alertar sobre inconsistências nos dados e solicitar
retificação.

inserido no
contexto do programa Receita 2030+, que busca a modernização da administração
tributária. A iniciativa também está sendo colocada em prática para empresas do
regime geral: em março, foi processada a primeira Guia de Informação e Apuração
do ICMS (GIA) automática, dispensando o estabelecimento de uma série de etapas
e desburocratizando o fluxo. A novidade, que por enquanto se aplica somente ao
setor de bares e restaurantes, está em expansão: a ideia é levá-la a outros
contribuintes, transferindo tarefas complexas para o fisco, facilitando o dia a
dia e estimulando o ambiente de negócios.
Fonte: Sefaz/RS, com edição do texto pela M&M Assessoria
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