BC Protege+
permite que pessoas e empresas comuniquem ao sistema financeiro que não desejam
a abertura de conta ou sua inclusão como titular ou representante em contas.
O Banco Central lança em 1º de dezembro de 2025 o BC Protege+,
serviço gratuito que permite que pessoas e empresas comuniquem ao sistema
financeiro que não desejam a abertura de conta ou sua inclusão como titular ou
representante em contas.
A proteção se aplica a contas de depósitos à vista, contas de
depósitos de poupança e contas de pagamento pré-pagas, bem como a inclusão de
titular ou representante nessas contas. Ela vale para todas as novas aberturas
de contas, inclusive na mesma instituição ou conglomerado que o CPF ou o CNPJ
já tenha conta.
Vale destacar que o BC Protege+ não substitui outras medidas de
segurança dado que o sistema é uma camada extra de proteção. As instituições
financeiras devem continuar verificando a identidade dos clientes e a
autenticidade das informações, inclusive para atender ao disposto na Resolução Conjunta nº 6?open_in_new, de 23/5/2023.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo
discutidas entre vários órgãos públicos e participantes do sistema financeiro,
sendo que o principal objetivo da ferramenta é reforçar a segurança contra
fraudes com uso de identidade falsa no Sistema Financeiro Nacional.
"O BC Protege+ vai ao encontro de uma demanda da sociedade e
reforça o compromisso do Banco Central em garantir mais segurança e
transparência para os cidadãos em suas interações com o sistema
financeiro", destaca Maria Clara Roriz Haag, do Departamento de
Atendimento Institucional (Deati) do Banco Central.
Acesso pelo cidadão
Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode ativar a proteção. Para
acessar o serviço, é preciso ter conta gov.br nível prata ou ouro com a
verificação em duas etapas habilitada.
O BC Protege+ estará disponível no site do Banco Central, dentro da
área logada do Meu BC no site do Banco Central (www.bcb.gov.br/meubcopen_in_new), seguindo: "Serviços
> Cidadão > Meu BCopen_in_new".
Dentro do sistema, é possível ativar ou desativar a proteção a qualquer
momento.
"É importante destacar que a ativação da proteção não é automática.
Os cidadãos, que desejarem ativar o serviço, deverão acessar o BC Protege+ e
fazer essa opção. A jornada é simples e intuitiva e o serviço é on-line, portanto,
a ativação ou a desativação tem efeito imediato no sistema", explica Haag.
Como funciona
A opção registrada pelo cidadão no BC Protege+ fica marcada no
banco de dados e, antes da abertura da conta ou da inclusão de titular ou
representante em contas, as instituições financeiras autorizadas a funcionar
pelo Banco Central são obrigadas consultar o sistema para saber se a proteção
está ativada ou desativada.
As instituições financeiras devem tratar os dados recebidos
exclusivamente para as finalidades previstas, garantindo a segurança, o
processamento e a eliminação dos dados pessoais conforme a legislação vigente.
Se a proteção estiver ativada:
- a instituição financeira não pode abrir a
conta nem incluir o correntista como titular ou representante numa conta.
- a instituição financeira deve avisar o
cidadão que a proteção está ativada.
- O cidadão precisa desativar o serviço, se
quiser seguir com a contratação.
Também é importante destacar que o cidadão pode visualizar quais
instituições financeiras consultaram seu CPF ou CNPJ e o motivo da consulta
(abertura de conta ou inclusão como titular/representante). Dentro do sistema,
basta o cidadão acessar a área "Histórico de Consultas".
Passo a passo para usar o BC Protege+
Como ativo a proteção para o meu CPF (pessoa física)?
1. Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em:
Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
2. Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas
etapas.
3. Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
4. Na tela principal, escolha ativar a proteção.
Como desativo a proteção para o meu CPF (pessoa física)?
1. Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em:
Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
2. Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas
etapas.
3. Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
4. Na tela principal, escolha desativar a proteção.
5. Escolha quanto tempo deseja manter a proteção desativada. Você pode
desativar por tempo indeterminado ou escolher uma data para a proteção ser
reativada automaticamente.
Como ativo ou desativo a proteção para um CNPJ (pessoa jurídica)?
1. O sócio ou o representante ou o colaborador devidamente cadastrado
no módulo de empresas da plataforma Gov.br deve acessar a área logada do Meu BC
no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC
Protege+.
2. Entre com sua Conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas
etapas.
3. Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
4. Escolha a empresa em "Selecionar dados do titular" na tela
principal.
5. Em seguida, escolha ativar ou desativar a proteção. Se a empresa
quiser abrir uma conta, todos os titulares e representantes precisam estar com
seus CPFs com a proteção desativada.
Para saber mais, acesse a página do BC Protege+open_in_new.
Fonte:
Banco Central do Brasil, com edição do texto pela M&M Assessoria Contábil