Nos diversos
esportes coletivos, mas especialmente no futebol, aqui no Brasil, se o time
estiver jogando mal, a culpa, como regra, é do treinador. Às vezes, da diretoria
que contrata mal os jogadores ou escolheu o treinador errado.
Mas, na sua
empresa, quando esta ou o departamento/equipe que você lidera não vai bem, a
culpa é de quem?
Lembrando: no time
de futebol, geralmente, o treinador indica os jogadores a serem contratados,
treina-os, define as estratégias, escala, motiva-os e, ao lado do campo, vai
fazendo as correções de posicionamento e, inclusive, as substituições de alguns
atletas.
E, na sua
empresa/departamento, não é você que escolhe as pessoas que irão trabalhar,
quem deveria treiná-los, motivá-los, definir as estratégias, ficar próximo
fazendo as correções e, até mesmo as possíveis substituições?
Portanto, pare de
colocar a culpa nos outros.
Talvez, se sua
equipe não está "jogando" bem a culpa deve ser sua. Em algum ponto
você está "pisando na bola".
Poderá ser no
recrutamento e seleção, que são feitas por ser amigo de fulano, parente de
beltrano, indicado por sicrano, etc. Mas, sem critérios mais técnicos. Invista
tempo nessa fase. Contratar errado e substituir é mais caro e gasta mais tempo.
A "pisada na
bola" pode estar relacionada ao pouco ou nenhum treinamento. Invista em
treinamento. Ninguém tem a obrigação de saber tudo. O tempo e os recursos
utilizados em treinamento não são despesas. São investimentos.
A falha também
pode ser na falta de motivação. Cada colaborador reage de uma forma.
Normalmente para quem tem a faixa salarial mais baixa, uns reais a mais no
contracheque pode ser uma "injeção" de ânimo. Para outros, uma melhoria nas
condições de trabalho "levantam o clima". Um reconhecimento por um trabalho bem
feito, um muito obrigado, também servem de motivação, e não custa dinheiro.
A " pisada na
bola " pode estar na definição ou na falta de estratégia. Um treinador de
futebol pensa em toda a temporada (todo o ano), na competição (se pontos
corridos ou "mata-mata"), se a partida é fora ou em casa, no
adversário, ou seja, "analisa o mercado, o ambiente " e depois define
as estratégias. Você analisa o mercado/ambiente, define discute as estratégias
com a sua equipe?
A falha também
pode ocorrer na "escalação". Dentro de uma empresa, de um departamento,
tem, diversas atividades. Colocar o colaborador na "posição" errada
pode levar ao fracasso. Neste sentido, o melhor jogador brasileiro da
atualidade é o atacante Neymar. Faz muitas jogadas interessantes e marca muitos
gols. Dá uma "tremenda força" para o time. Mas, já imaginou se o
treinador colocasse o Neymar de zagueiro ou goleiro. Poderia ser um grande
fracasso. Portanto, "escale" as pessoas certas para a função certa.
Uma pessoa que tem dificuldades com números, com troco, etc. não dever ser
Operador de Caixa. Uma pessoa antipática não deve atender ao público, e assim
sucessivamente.
A sua falta como
"treinador" da sua equipe pode ser de não ficar "junto ao
campo". Bem próximo da equipe. Apoiando. Orientando. Não coloque o
"time em campo" e abandone-o.
Por fim, a falha
pode estar em não substituir o "atleta" no momento certo. Muitas
vezes, depois de observar todos os procedimentos anteriores (treinar, passar as
estratégias, escalá-lo para a função que este mais rende, motivá-lo, acompanhá-lo e fazer as correções de posicionamento) e se mesmo assim não
apresentar os resultados esperados, infelizmente, a alternativa possa ser a
substituição. Se necessário, seja rápido na substituição. O "relógio
corre" os " 90 minutos" passam rápido. Nas empresas, as
oportunidades também passam rapidamente.
Concluindo: Se sua
equipe não está rendendo, você como treinador deve analisar as suas ações. O
seu trabalho. Não coloque culpa nos outros. "Trabalhe mais como treinador
".
Marcone Hahan de Souza
Administrador e Contábil. Professor Universitário.
Sócio da M&M Assessoria Contábil