O sucesso em vendas é facilitado pela
prática da qualidade em todos os sentidos, o que inclui o relacionamento
interpessoal.
Vender é persuadir. Em vendas, primeiro
vendemos a nós mesmos, nossas ideias, como nos vestimos, o que falamos, como
falamos. Para vender mais e melhor o vendedor precisa acreditar em si, na
empresa e nos produtos que vende, para ter a motivação e o entusiasmo
indispensável para convencer as outras pessoas dos benefícios daquilo que se
está vendendo. Em segundo lugar, necessitam conhecer o comprador, seus
problemas, desejos e necessidades, pois vender é servir. Enfim, preocupar-se
com o sucesso do cliente, tendo vendido ou não.
Vendas é relacionamento. Tem de ter
garra, determinação, persistência, disciplina, metas, objetivos, cabeça e
ombros erguidos, mãos firmes, sorriso e brilho no olhar, postura que facilita o
sucesso na carreira de vendas e na vida. Diante das dificuldades inesperadas,
podemos cair e levantar ou permanecer deitados lamentando, queixando-nos da má
sorte, culpando a Deus e a todo mundo, "esperando a morte chegar".
A área de vendas foi no passado uma
ocupação tradicionalmente masculina, mas nos últimos tempos tem atraído mais e
mais mulheres para as suas fileiras. Percebe-se que cada vez mais as
empresas contratam mulheres para a área comercial por vários motivos:
- Capacidade de fazer várias coisas ao
mesmo tempo.
- Focar os resultados levando em conta
o bem-estar das pessoas.
- Pedir ajuda. A atitude de humildade
atrai apoio e boa vontade.
- Facilidade de comunicação.
- Não se preocupar apenas com a parte
técnica, mas também com os relacionamentos.
- Serem comprometidas e sensíveis.
- Buscar aperfeiçoamento
constante.
Historicamente a área de vendas tem
abrigado os excluídos da sociedade: judeus, ciganos, índios, e atualmente, os
excluídos da sociedade industrial, como mulheres que ficaram por muito tempo
longe do trabalho devido à maternidade e pessoas acima dos 45 anos de idade, as
quais têm encontrado espaço na área comercial. Estrategicamente se busca uma
identificação entre o atendente e o atendido. Hoje temos muitos jovens vendendo
para jovens, amanhã teremos muitos idosos vendendo para idosos.
Hoje, no Brasil, qualquer vendedor autônomo ou informal pode se transformar em
micro- empreendedor individual através do MEI - Microempreendedor Individual.
Uma nova modalidade jurídica de empresa e de regime tributário especial, que o
governo batizou de "resgate da cidadania". O MEI representa mais uma
oportunidade para os marginalizados se integrarem ao ambiente econômico e
colocarem-se com dignidade debaixo do "guarda-chuva" da previdência social.
Isso significa que o pipoqueiro, o camelô, o artesão, o vendedor porta a porta
e outros considerados subempregados no passado, podem carregar as baterias da
sua autoestima e elevarem-se à categoria de empresários de pequenos negócios.
Por Soeli de Oliveira