Software de CRM - Dificuldades na Implantação
Publicada em 21/11/2019 às 09:00h
Obstáculos são comuns na implantação de um Software
de CRM. Saiba os mais comuns.
No processo de venda de um Software de CRM é muito
comum criar uma expectativa exagerada de que de uma hora para outra tudo pode
mudar na postura da equipe de vendas, e principalmente, nos resultados finais.
Mas é muito comum nem tudo sair como planejado e a
empresa abandonar a implantação do Software de Vendas e perder tempo e dinheiro
preciosos.
Em minha experiência cito os motivos mais comuns:
Decidir
com pressa.
É muito comum a equipe de vendas não atingir as
metas, não ter respostas para perguntas pontuais e no auge da desorganização o
gestor quer por quer um Software de CRM para ontem na sua empresa. Os prazos
para escolha e implantação se encurtam, e o pior, muitos gestores demonstram
orgulho e até mesmo um certo prazer em mostrar quem manda e apressar na escolha
da ferramenta.
E assim começam as pesquisas no Google do tipo:
quais os melhores Softwares de CRM do mercado, os 10 melhores Software de
Vendas do Brasil e outros tantos termos de pesquisa.
Em poucos dias decide-se por um Programa de CRM que
cabe no bolso, que tem site bonito e vídeos explicativos que quase ninguém
assiste.
É o barato sai caro...
Não
conhecer o Software de CRM que está comprando.
Bem alinhado e praticamente continuidade do tópico
acima, vem a questão do: Como funciona, por quê e para que precisamos de um
Software CRM?
Um bom Software de Vendas contempla várias
funcionalidades e tem uma lógica própria. O Clientar CRM, por exemplo, adota
como prioridade o Follow up e de forma automática separa os cientes em
Prospects, Ativos e Inativos.
Ao invés do futuro cliente tentar compreender em
como o Software CRM funciona e como pode adequar o seu negócio ao programa ele
deseja exatamente o inverso.
Na ânsia de alguém vender, sempre existe um ansioso
querendo comprar e no discurso de vendas tudo é possível, customizável,
adaptável, enfim, o meu Software de Vendas foi criado pensando em empresas como
a sua.
Mera ilusão! Não tenha pressa e conheça, destrinche,
teste um pouco, depois de um tempinho teste de novo, perceba como o seu
processo comercial se adaptaria as funcionalidades do Software CRM e se os
relatórios gerados atendem a sua necessidade.
O Gestor não se envolve.
Esse motivo, sinto muito dizer, é o mais comum e o
mais frustrante.
O gestor, seja o empresário, empreendedor, enfim
quem está no comando deseja tudo organizado, mas não deseja organizar.
Serei curto e grosso: qualquer Software de CRM só
terá sucesso se o gestor ou gestores usarem e começarem a cobrar a equipe de
vendas por meio dessa ferramenta.
Senão, babau... Vira enrolação. Tipo frase de
Vampeta: - A gente finge que joga e a diretoria finge que paga.
Em todos os processos de sucesso que participei o
líder maior, proprietário ou diretor comercial se envolveram diretamente,
usavam a ferramenta e eram os maiores exemplos de organização, foco e uso da
metodologia.
Quando o Gestor quer, mas não faz, o fracasso na
implantação é quase garantido.
A equipe
de venda finge que quer mudanças.
Ao surgir a notícia que a empresa está prestes a
adquirir o Software de Vendas, quem, me digam quem em perfeito estado
psicológico dirá que isso é algo ruim?
A discurso é sempre no estilo: é algo para somar,
ajudar a vender mais e vamos aprender algo novo.
Mas quando começa o processo de implantação para
valer, o vendedor tem dificuldades em parar com antigos vícios, acha que estão
querendo controlar a pessoa, que não tem tempo para essas coisas, que não foi
chamado para participar do processo de escolha, resumindo, que tudo isso é uma
grande bobagem e que só burocratiza o processo.
A maioria, não posso ser injusto com bons
vendedores, passa muito tempo criando desculpas e obstáculos ao invés de tentar
entender como o Software de CRM funciona.
Como muitas vezes o sistema tem pontos que não
atendem o usuário foca nos 10% de funcionalidades que o Software de Vendas não
tem ao invés dos 90% do que oferece.
E assim com o tempo, depois de pouco treinamento e
muita briga, estresse e cobranças o Gestor pede para que cancelem a assinatura
do Software de Vendas.
Por fim fica a dica para você que está à procura de
um bom Software de CRM.
Leia o artigo novamente e tenha certeza de que você
e sua empresa podem ficar longe dos motivos acima, senão melhor deixar como
está.
Por Paulo
Araújo
Sobre o(a) colunista:
Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.
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