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Forme vendedores


Publicada em 10/09/2020 às 09:00h 

Leia neste artigo sobre a importância de você, gestor, deixar de ser vendedor para formar uma equipe de vendas campeã

No filme Tropa de Elite, uma frase se tornou moda:

- Missão dada é missão cumprida!

Nada mais verdadeiro na árdua missão do vendedor que acaba de ser promovido a gestor!

É muito comum um excelente vendedor ser promovido a um cargo de liderança.

Nem sempre isso é um bom negócio! Por vezes, sua empresa acaba por perder um excelente vendedor e ganhar um péssimo gestor.

Mas meu negócio é motivar e não desmotivar, por isso vamos discutir algumas dicas para você que era um excelente vendedor, foi promovido para coordenar uma equipe de vendas e não tem a mínima intenção de decepcionar aqueles que confiaram tal missão à sua pessoa.

Isso mesmo, agora sua missão é liderar e formar vendedores. Nada de apego à sua antiga carteira de clientes. Demande tempo, foco e esforço na formação da sua equipe de vendas. Conheça cada um como a palma da sua mão: qualidades, pontos a desenvolver e competências que devem ser trabalhadas.

Não caia na tentação de montar para si uma pequena carteira de clientes. Clientes precisam de atenção e tempo, e isso você deve agora dedicar, na condição de líder, à sua equipe de vendas.

Eu, na condição de palestrante de vendas, só posso ter dar um único conselho: cuide da sua equipe como cuidava dos seus melhores clientes.

A promoção chegou e com ela um enorme senso de gratidão e fidelidade aos grandes parceiros de trabalho. Isso é bacana, é legal, desde que você, na condição de líder, não isole os vendedores com os quais você tinha menos contato. Eu sei que existem pessoas com as quais temos mais afinidades, mas resista à tentação do poder e de fazer tudo às pressas e já ir nomeando os "grandes da sua equipe". Os "grandes" são aqueles que por pura amizade com o gestor recebem os "grandes clientes", as "grandes contas" e as "grandes comissões e premiações". Com essa prática, em pouco tempo sua equipe ficará dividida, dispersa, sem foco e com um grupo que quer aumentar as vendas e outro que quer derrubar o chefe.

Como já disse, você provavelmente era um grande vendedor e acertava muito mais do que errava.

Tinha técnicas infalíveis e um jeito todo seu para conquistar e manter clientes. Tudo isso dava muito certo para você, mas não significa que dará certo para todo mundo!

Compartilhe suas técnicas de vendas, conhecimento do mercado e do produto, mas nada de querer ter um exército de um homem só... só parecido com você!

Deixe as pessoas inovarem em relação às suas técnicas e pare de ter como vencedoras só as suas técnicas de vendas!

Cada um tem o seu jeito, a sua individualidade e você, como líder, deve ouvir, respeitar, assimilar, orientar, delegar, acompanhar e cobrar cada pessoa sempre respeitando as características de cada um.

Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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